Programas, cursos gratuitos e projetos de mentoria adotados por agências buscam reduzir barreiras de acesso e ampliar a diversidade de perfis no mercado criativo
Em um mercado que ainda enfrenta desafios de acesso e representatividade, iniciativas de formação e capacitação voltadas a jovens e profissionais de grupos sub-representados se tornam essenciais para a evolução do setor. Cursos gratuitos, programas educacionais, laboratórios criativos e projetos de mentoria são estruturados no calendário das agências.
Nesse contexto, iniciativas unem o mercado com o objetivo de promover mudanças efetivas e estruturais. É o caso do Fill the Gap, idealizado por AlmapBBDO, Artplan e Droga5 em parceria com a ESPM, que direciona esforços à formação de lideranças executivas de talentos de grupos sub-representados.
Já programas como o D&AD Shift atuam em outra frente ao questionar a exigência da formação acadêmica tradicional, oferecendo capacitação gratuita a talentos autodidatas que não tiveram acesso ao ensino superior, mas buscam ingressar na indústria criativa.
A seguir, o propmark reúne alguns dos projetos conduzidos por agências e organizações do mercado.
D&AD Shift
O D&AD Shift é um programa global de formação gratuita voltado a talentos autodidatas que não tiveram acesso ao ensino superior. No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria com o Google e oferece seis meses de atividades, combinando aulas, workshops e briefings reais apresentados por marcas. O curso conta com mentoria de profissionais da indústria criativa e apresenta altos índices de inserção no mercado.
O programa está com inscrições abertas para a edição de 2026. O prazo vai até 11 de março no site da organização.

Fill the Gap
Uma iniciativa de AlmapBBDO, Artplan, Droga5 e ESPM, o Fill the Gap é gratuito e voltado à formação de lideranças executivas de grupos sub-representados. Com duração de seis meses, o curso combina desenvolvimento técnico e emocional em trilhas como liderança, ESG, finanças e cultura organizacional, e busca conectar os participantes a oportunidades concretas no mercado, com desafios práticos e networking com lideranças da indústria.

Futuros Sonhadores - Artplan
Desenvolvido pelo Comitê de Diversidade da Artplan, com Debora Moura como uma das idealizadoras, o projeto Futuros Sonhadores conecta jovens da rede pública ao mercado. Em parceria com a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, a iniciativa leva conhecimento prático e vivência profissional para dentro da escola. O programa atua na redução da evasão escolar e na apresentação da publicidade como possibilidade de carreira para estudantes da rede pública.

Entre
O Entre é um curso gratuito de capacitação em criação do Grupo Publicis, voltado a mulheres pretas e pardas. O programa reúne 40 participantes em aulas online, realizadas no período noturno, entre setembro e dezembro, com foco no desenvolvimento técnico e na vivência prática de mercado.
A iniciativa conta com o envolvimento de todas as agências do grupo e apoio de parceiros institucionais. Além da formação técnica, o Entre mantém um banco de talentos compartilhado com o mercado e prioriza a contratação das alunas ao final do curso.

VMLab
Criado pela VML Brasil, o VMLab é um laboratório experimental formado por jovens da geração Z, que propõe um modelo alternativo ao estágio tradicional. O programa trabalha com perfis híbridos de creators e makers e prioriza competências como criação com IA, produção de conteúdo e film making mobile, em dinâmicas ágeis e colaborativas.
Coordenado por lideranças criativas da agência, o projeto inclui mentorias com profissionais seniores e imersões com executivos da VML e parceiros de mídia. A iniciativa aposta em recrutamento contínuo e não convencional, com o objetivo de atrair talentos diversos, estimular trocas intergeracionais e aproximar novas linguagens do processo criativo da agência.

Escola Africa
A Escola Africa é um programa de formação e mentoria com encontros presenciais e online, oferido pela Africa Creative. A iniciativa aborda áreas centrais da publicidade, como criação, planejamento, mídia, conteúdo e gestão, além de temas como ESG. Aberto a parcerias, o projeto tem foco na empregabilidade. A edição mais recente ocorreu em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e reuniu participantes de diferentes perfis, como profissionais 50+.

Kennedy’s
Oferecido pela Wieden+Kennedy São Paulo, o programa Kennedy’s é voltado a jovens de origem periférica e a grupos sub-representados, com foco especial em raça e comunidade LGBT+. Com duração de nove meses, o curso oferece aulas práticas e teóricas sobre diferentes áreas da agência, como criação, estratégia, mídia e produção. Buscando ampliar o acesso à publicidade, o programa não exige formação superior nem experiência prévia.
