Levantamento foi feito pelo Banco Nacional de Empregos (BNE); crescimento aparenta continuidade de crescimento para 2025
O setor de marketing apresentou crescimento expressivo em 2024, com aumento de 26,68% no número de vagas em relação ao ano anterior. Pelo menos é o que mostra o levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE).
De acordo com a pesquisa, foram registradas 21.845 oportunidades, ante 17.245 em 2023. O volume de candidaturas também subiu 26,3%, passando de 183.167 para 231.371.
A maior parte das candidaturas concentrou-se nas regiões Sudeste e Sul. O estado de São Paulo liderou com 87.980 candidaturas, quase o dobro do total registrado em 2023 (47.239). Em seguida, aparecem Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que mantiveram a mesma composição de 2023, mas com alteração na ordem de colocação.
Entre os cargo, a função de assistente de marketing foi a mais ofertada, indicando a valorização de perfis operacionais. O cargo de assistente de atendimento ocupou a segunda posição, reflexo da ampliação das estratégias omnichannel. Já o posto de analista de marketing segue entre os três mais demandados.

No primeiro trimestre de 2025, o setor manteve o ritmo de crescimento, com 4.655 vagas registradas. “Estamos observando um crescimento consistente na demanda por profissionais de Marketing, impulsionado pela transformação digital e pela necessidade das empresas de se posicionarem de forma mais estratégica no mercado”, aponta José Tortato, COO do BNE.
Foto de The Jopwell Collection na Unsplash