No Brasil, CEO do Cannes Lions falou sobre os trabalhos mais emblemáticos da edição deste ano do festival, realizado em junho
O CEO do Cannes Lions Festival, Simon Cook, subiu ao palco do Teatro Faap, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (8), em evento promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, que representa o Cannes Lions há 22 anos, em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
Paulo Pessoa, diretor-executivo do mercado anunciante do Estadão, Fernando Scheller, editor de negócios do jornal e escritor, e Karina Busso, professora de publicidade e propaganda da Faap, também participaram do encontro.
Após a apresentação de Cook, eles conduziram um painel que chamou a atenção para questões ligadas aos trabalhos vencedores, além de polêmicas envolvendo diversidade nos júris da premiação.
"Queremos representar mais a sociedade e menos a indústria onde atuamos", disse Simon Cook, ao responder uma pergunta da plateia, formada majoritariamente por representantes de agências e entidades do setor.
"Apresentamos ao Brasil o que de melhor acontece em Cannes, e levamos até Cannes os nossos melhores experts, a fim de manter a relevância do Brasil, que está entre os três países que mais inscrevem e ganham prêmios no festival", destacou Paulo Pessoa. Segundo ele, do total de 826 trabalhos premiados de 44 países, 600 registram participação de brasileiros, "mostrando a presença do Brasil em vários mercados do mundo", emenda.
Já Karina Bousso, destacou a importância do festival como instrumento para discussões e parâmetros em sala de aula. "Serve como um material rico para as nossas aulas", confirma Karina, da Faap, que monta uma nova estrutura curricular para a disciplina de propaganda, com o intuito de "formar profissionais completos", promete Karina.
Tactical topicality, multitasking media, scalable solutions, elevating empathy e metacommerce foram os temas agrupados por Cook no Cannes Lions Official Digest. Cada um dos tópicos traz exemplos de projetos premiados.
No recorte multitasking media, Cook ressaltou a campanha The tiny pocket, da brasileira AlmappBBDO e EnergyBBDO de Chicago, criada para a Aspirina, da Bayer Consumer Health Brasil, e vencedora de bronze na categoria Health & Wellness. "A mídia é multitarefa. Considere novos jeitos de aplicá-la para entregar as mensagens de uma forma mais eficiente", orienta Cook.