Nota foi enviada em resposta à matéria do propmark, veiculada nesta segunda (12)
O Sleeping Giants Brasil enviou uma nota ao propmark, após a publicação da matéria 'Ciberativismo praticado pelo Sleeping Giants transforma marketing digital', assinada pelo jornalista Higor Gonçalves.
A organização negou fomentar um ambiente de intolerância, censura e cancelamentos.
Leia abaixo a nota completa:
"Em resposta à recente matéria publicada por este veículo sobre nossa organização, o Sleeping Giants Brasil gostaria de esclarecer alguns pontos importantes para assegurar um debate equilibrado. Reafirmamos que nossas atividades são inteiramente legais e idôneas, tendo como missão promover um ambiente digital mais seguro e responsável, combatendo a desinformação e discursos de ódio, e não fomentar intolerância ou censura como sugerido pela reportagem.
O Sleeping Giants Brasil respeita profundamente a liberdade de expressão, um direito democrático fundamental, e nossa atuação não visa a silenciar opiniões divergentes, mas sim alertar anunciantes sobre os riscos de associarem suas marcas a conteúdos potencialmente prejudiciais à sociedade.
Neste contexto, enfatizamos a importância do "brand safety" no mercado publicitário atual, onde as empresas devem estar atentas aos locais onde seus anúncios aparecem para proteger sua reputação e valores.
É crucial entender que o Sleeping Giants Brasil não é inimigo das empresas, da publicidade ou dos veículos de comunicação. Pelo contrário, somos aliados na proteção da integridade das marcas e da qualidade da informação no ambiente digital.
Nossas campanhas já resultaram em mais de 1.600 marcas que optaram por não veicular seus anúncios em veículos que promovem desinformação, uma decisão que protege tanto a reputação dessas empresas quanto seus consumidores.
O processo judicial movido pela Jovem Pan sequer está perto de ter sua tramitação encerrada, já que os fatos discutidos nos autos ainda serão avaliados pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal.
Como compromisso da organização, trabalhamos sempre na divulgação de nossas ações e dos resultados anuais de balanço. Os fatos questionados na reportagem já foram amplamente divulgados na imprensa. O valor desmonetizado nos quatro anos de atuação do Sleeping Giants Brasil, a sua atual formação, com a cofundadora Mayara Stelle à frente da diretoria-executiva, e o posicionamento através da publicação de artigos de opinião foram e continuam sendo mecanismos que usamos para comunicação com o nosso público e com o mercado publicitário.
Acreditamos que o diálogo construtivo é fundamental para aprimorar o ecossistema digital e estamos sempre abertos a discussões que visem a melhorar a qualidade da informação online e proteger os interesses dos consumidores e anunciantes. Permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais e fornecer mais informações sobre nosso trabalho.
Sleeping Giants Brasil"