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Mesclando conteúdo de não ficção voltado a temas de história, viagens, aviação e exploração espacial, ciências, natureza e cultura pop, o Smithsonian Channel chega ao Brasil nesta sexta-feira, 26.

Lançado nos Estados Unidos em 2007, a emissora de TV paga estará disponível em HD aos assinantes da Net no canal 590. O lançamento faz parte da estratégia de expansão internacional da marca, que está presente também em 37 países, como Reino Unido, Irlanda, Canadá, Cingapura e outros mercados da América Latina. “Como o Brasil não estaria em nossos planos? O país é uma das maiores economias globais, tem uma indústria de televisão próspera. Mas mais do que isso, o Brasil é um país pelo qual eu sou apaixonado desde a década de 1990, quando fiz um filme por aqui. O lançamento é um passo natural para o Smithsonian Channel”, conta o vice-presidente executivo de programação, David Royle.

No país, o gerenciamento das operações do canal e de sua grade de programação, as vendas publicitárias e aos afiliados e assessoria em marketing serão de responsabilidade do Grupo Bandeirantes de Comunicação. De acordo com Royle, as negociações entre os grupos acontecem há quase quatro anos. “Essa é uma parceria muito importante, e sem eles não seríamos capazes de chegar ao Brasil hoje. A gente realmente queria trabalhar com uma empresa local que entendesse a cultura e o mercado brasileiro. Também precisávamos encontrar um parceiro que entendesse os nossos valores. A união com o Grupo Bandeirantes não é apenas uma decisão econômica, é também uma decisão emocional”, comenta o executivo, explicando ainda que já há negociações do conglomerado brasileiro com anunciantes. “Pelo fato de o canal ser tão ‘family friendly’ e ter uma marca prestigiada mundo afora (mesmo que não muito conhecida no Brasil e em países da América do Sul), todo mundo reconhece que temos uma proposta nova e programação de alta qualidade. E    é isso que os anunciantes e patrocinadores estão levando em conta”

O Smithsonian Channel, propriedade da Smithsonian Networks, é uma joint venture entre a Showtime Networks Inc. e a Smithsonian Institution – organização que reúne o maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo. “As expectativas são enormes, eu não acho que haja nada como a gente no Brasil atualmente. Nós seremos um canal único e acredito que o público irá corresponder a isso. Nosso canal é feito para a família. A programação também é voltada para pessoas inteligentes. Isso não significa que seja para a elite, mas sim para pessoas que querem aprender sobre o mundo, pessoas que sejam curiosas, que queiram saber mais sobre a vida e que querem se entreter, mas também se informar”, finaliza Royle.