As novidades incluem novas ferramentas de compra, medição e um Lab de colaboração com agências

O Spotify anunciou novidades para sua plataforma de publicidade, o Spotify Advertising. Os novos serviços incluem tecnologias com a proposta de modernizar a compra de anúncios, melhorar as métricas de resultados e facilitar a criação de campanhas para marcas.

O destaque da vez o é o Spotify Ad Exchange (SAX), que amplia as possibilidades de compra programática e segmentação dentro da plataforma. Os anunciantes podem ter acesso aos usuários mais engajados por meio de leilões em tempo real, utilizando tecnologias como Google Display & Video 360, LiveRamp, Magnite, Adform e Yahoo DSP.

Já o Spotify Ads Manager, plataforma de autoatendimento da empresa, trouxe a segmentação avançada, métricas aprimoradas e uma nova opção de anúncios focados na instalação de aplicativos.

Com a criação de anúncios com IA e consultoria especializada, o aplicativo de música lançou o Spotify Gen AI Ads, que permite a geração automatizada de roteiros e locuções com inteligência artificial. A ferramenta, disponível nos EUA e no Canadá, simplifica a criação de anúncios de áudio sem custo adicional.

A ferramenta Spotify Creative Lab colabora com agências para desenvolver experiências únicas. O Lab já assinou ações como Bestie Mode para Coca-Cola e Oreo e a campanha da American Express e Resy sobre gostos musicais.

O Spotify AUX, consultoria interna da empresa, conecta marcas, artistas e criadores, explorando o poder da música e da cultura para fortalecer campanhas publicitárias. Marcas como Visa e Kona já estão participando dessa iniciativa, que também mantém uma parceria de longo prazo com a Coca-Cola.

Métricas e mais precisão na publicidade  

O Spotify Ads também passou a focar em novas metas de conversão, com segmentação para instalações de aplicativos e otimização de campanhas para tráfego em sites.

Houve também avanços nas soluções de medição, com a integração do Spotify Brand Lift ao Ads Manager e novas parcerias com DoubleVerify, IAS, The Trade Desk Unified ID 2.0 e Google Display & Video 360.

De acordo com a plataforma, desde 2020, a receita publicitária cresceu mais de 100%, com alta de 141% na publicidade de marca. No último trimestre de 2024, o Ads Manager teve aumento de 50% na receita. A expectativa é que canais automatizados movimentem US$ 2 bilhões em anúncios de áudio digital até 2025.

O consumo de vídeos na plataforma também cresceu em 44% nos EUA, e as campanhas que combinam áudio e vídeo apresentaram aumento de 27% na intenção de compra e 66% no impacto de vendas.