A ação "Uncomfortable Food" foi criada e executada pela Soko e integra a iniciativa da marca, Juntas na Mesa
A Stella Artois, com base em uma pesquisa encomendada pela Ipsos que apontou que a desigualdade de gênero está presente também nas cozinhas de restaurantes, transformou os desconfortos enfrentados pelas mulheres que trabalham nesses ambientes em pratos, com a campanha "Uncomfortable Food".
Com criação e execução da Soko, a ação ainda traz um filme, com direção de Georgia Guerra-Peixe_Joca, para apresentar a iniciativa.
“Apesar de seus desafios, é a paixão que move essas mulheres. Usamos como base o termo ‘comfort food’, reconhecido na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto, para retratar essa tensão social por meio do ‘Uncomfortable Food’, um termo que se refere às barreiras que elas enfrentam”, explicou Nayara Lima, Creative Leader da Soko.
O movimento ganhou o endosso das chefs Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral. A união do time deu origem a uma experiência gastronômica onde cada prato cocriado pelas profissionais traz uma reflexão sobre o cenário atual da gastronomia e um convite à mudança.
A ação vai chegar aos restaurantes de diversas partes do Brasil por meio de um circuito gastronômico no qual, durante um mês, cada estabelecimento terá uma data de início de um novo - e limitado - prato "Uncomfortable Food" no menu.
O projeto integra a iniciativa Juntas na Mesa, plataforma de transformação social de longo prazo criada pela marca da Ambev para promover a equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino.
“Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino. Fizemos a pesquisa para conhecer a fundo as dores e desafios dessas mulheres no mercado da gastronomia e vamos atuar para propor uma mudança a essa realidade, principalmente nas frentes de visibilidade, formação e crédito”, afirmou a diretora de marketing de Stella Artois, Mariana Porto.
O projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gênero e no combate a questões como machismo, objetificação da mulher no universo cervejeiro, homofobia e racismo.