Sob pena de suspensão da rede social no país, embate entre Alexandre de Moraes e Elon Musk ganha novo capítulo
O ministro Alexandre de Moraes determinou que Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), tem 24 horas para nomear um representante brasileiro, sob pena de suspensão da rede social no país.
A decisão foi publicada na noite desta quarta-feira (28) e comunicada pela rede social do Supremo Tribunal Federal (STF). A determinação visa fazer valer a regra estipulada pelo Marco Civil da Internet, que exige que as empresas tenham um representante legal no país.
@GlobalAffairs @elonmusk Mandado de intimação pic.twitter.com/gQUwNCy1Cr
— STF (@STF_oficial) August 28, 2024
De acordo com informações divulgadas pelo Uol e G1, a intimação aconteceu desta forma porque, após o fechamento do escritório do X no Brasil, o tribunal não conseguiu contato com ninguém da empresa.
Em resposta, Elon Musk optou por usar do tom sarcástico e chegou a responder a publicação do STF, marcando o perfil do magistrado, com a mensagem "Um dia, @Alexandre , essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras".
One day, @Alexandre, this picture of you in prison will be real. Mark my words. pic.twitter.com/ZkHExAwQxm
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
O embate entre Moraes e Musk não é novo e teve início em abril deste ano, quando o ministro determinou a abertura de um inquérito contra o empresário, após ele ter afirmando que iria liberar contas que haviam sido suspensas por decisões judiciais.
"O Twitter morreu"
Assim que o STF publicou a intimação, o X foi inundado de memes e "lamentações" de seus usuários.