Ferramenta integra registro de jornada e pagamentos na própria plataforma; pesquisa da empresa indica que 8 em cada 10 PMEs ainda fazem controle manual
A Stone apresentou uma nova funcionalidade que permite ao empreendedor usar a maquininha de cartão como controle de ponto dos funcionários. A solução integra o produto 'Bate Ponto', que registra a jornada, e o recurso 'Pagar Funcionários', para processamento de salários, férias e 13º diretamente pelo app ou portal da empresa.
O Bate Ponto utiliza reconhecimento facial para registrar a marcação, enquanto o painel de pagamento integra informações de folha e benefícios no mesmo ambiente da Conta Stone.
Segundo pesquisa realizada pela companhia, oito em cada dez pequenos e médios empreendedores ainda utilizam métodos manuais para controle de jornada, como papel ou planilhas. Para 29% dos entrevistados, encontrar alternativas para otimizar a gestão operacional é um desafio recorrente.
A nova ferramenta é voltada a negócios que possuem de cinco a cinquenta funcionários e aposta na eliminação de equipamentos extras, como relógios de ponto físicos, que, segundo a empresa, podem custar até R$ 2 mil.
“A gente sabe que o pequeno e médio empreendedor perde um bom tempo do dia com tarefas operacionais, e o controle de ponto dos funcionários é uma delas. Por isso, oferecemos soluções que deixam essa rotina muito mais simples: o Bate Ponto na maquininha, um jeito inédito de registrar o ponto sem precisar de equipamento extra, e o Pagar Funcionários, que centraliza e agiliza a folha de pagamento via Pix”, afirma Mateus Biselli, diretor de growth da Stone.
O recurso de pagamentos permite transferências via Pix para até 50 funcionários simultaneamente. A lista de colaboradores fica armazenada para agilizar processos futuros, e os valores podem ser ajustados mensalmente de acordo com férias, 13º ou outras variáveis.
No lançamento, a empresa oferece seis meses gratuitos para clientes com maquininhas compatíveis. A liberação para toda a base ocorrerá de forma progressiva, incluindo novas vendas.
Conseguir crédito e organizar a gestão são as principais dores das PMEs
A pesquisa realizada pela Stone em parceria com a consultoria Provokers, com mais de 1.800 clientes de todas as regiões do país, também revelou o cenário atual dos pequenos e médios empreendedores.
Segundo o levantamento, 34% afirmam que o maior desafio é vender mais, enquanto 33% apontam dificuldades para obter crédito e capital para crescer. Outros 33% destacam obstáculos relacionados à gestão do dia a dia.
Os dados também mostram um baixo nível de digitalização das operações: apenas 20% das PMEs monitoram as horas trabalhadas de forma sistemática; 74% não utilizam sistemas de gestão para acompanhar gastos e 38% ainda fazem controle de ponto manualmente, em papel ou planilhas.
O estudo reforça a necessidade de ferramentas mais simples e integradas para o controle financeiro e operacional. Além disso, o levantamento mostra que 5 em cada 10 MEIs e autônomos já vendem pelo WhatsApp e que 57% das PMEs utilizam o aplicativo para comercializar produtos e serviços, apontando uma mudança estrutural nas dinâmicas de venda.
Imagem do topo: bruce mars/Unsplash