CTV atrai 45% dos investimentos, mas a percepção de eficácia dos esforços é de apenas 49%

O streaming já faz parte do plano de mídia de 84% dos 1.524 profissionais de
marketing ouvidos pela Nielsen em todo o mundo, incluindo o Brasil, entre os dias 7 e 21 de dezembro de 2022. Porém, menos da metade acredita na eficácia do investimento. “Sem dados de medição confiáveis, não é possível tomar decisões de mix de mídia totalmente conscientes. Isso pode limitar a capacidade das marcas de planejar e efetivamente atingir os seus principais objetivos comerciais, representando um risco para os negócios”, alerta Sabrina Balhes, líder de measurement da Nielsen Brasil.

O índice é puxado pela expansão da TV conectada (CTV), que aumentou a fragmentação da mídia e a complexidade de mensuração no ambiente online. Apenas 54% dos entrevistados confiam na medição do ROI em canais digitais, e 62% utilizam várias soluções, dificultando a confiança nos resultados. Mesmo assim, 64% esperam elevação nos orçamentos neste ano. Mídia social (24%), display online (21%), vídeo online (21%) e OTT/CTV (18%) apresentam projeção de aumento planejado de mais de 50% em 2023.

Nos Estados Unidos, o investimento em anúncios de vídeo digital em 2022 aumentou 171% em relação ao ano anterior. Em Porto Rico, México e Brasil, os anúncios digitais somaram US$ 24,5 bilhões, alta de 228% entre 2021 e 2022. Desse montante, US$ 14,2 bilhões (58%) foram destinados para vídeo digital.

Na França, Dinamarca e Reino Unido, o gasto com esse formato saltou de US$ 2,3 bilhões nos três primeiros trimestres de 2020 para US$ 4,2 bilhões em 2022.
Os números refletem a migração da audiência para o streaming. Em média, 45% dos orçamentos de anúncios estão mudando para CTV globalmente. Ainda assim, a percepção de eficácia dos investimentos em TV conectada e streaming é de apenas 49%. A confiança é baixa também na medição holística do ROI.

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