Inserção de peças é o desafio das plataformas pagas, que precisam equilibrar a vivência dos assinantes e entregar resultado para as marcas
Uma pesquisa sobre investimentos publicitários realizada pela Tunad em abril de 2024 mostra que os streamings são a aposta da vez. A análise buscou informações sobre o perfil dos aportes e impacto publicitário das marcas. O Globoplay lidera o ranking, com montante superior a R$ 32 milhões; seguido pela SKY e Max, com mais de R$ 23 milhões e R$ 21 milhões, respectivamente.
Mas, o que se mostrou uma ‘mina de ouro’ para a publicidade, acabou virando uma preocupação para os usuários, que não gostaram da ideia de serem interrompidos por anúncios em uma plataforma paga. Foi isso o que comprovou um estudo feito em dezembro pela empresa de comportamento de consumo Hibou.
Das 2.012 pessoas entrevistadas no Brasil, 68% são contra propagandas em serviços assinados, mesmo que sobre conteúdos da própria plataforma. Desse total, apenas 9% consideram a publicidade como algo positivo. Também vale ressaltar que essa parcela tem uma preferência por experiências sem interrupções, ou seja, sem publicidade no meio do conteúdo.
A surpresa dos usuários traz o desafio de equilibrar as demandas das marcas com a experiência dos assinantes. No caso do Globoplay, Julia Rueff, diretora-executiva da plataforma, fala que “a inclusão de publicidade no streaming sempre partiu da preocupação de garantir uma experiência de qualidade para o consumidor e trazer resultados consistentes para as marcas”. A empresa aposta em diferentes formatos que se adaptam à preferência de ambos os lados.
Com o Globo DAI, a plataforma entrega mensagens segmentadas por públicos de interesse nos intervalos da programação ao vivo, “garantindo segmentação com uma taxa de completude acima de 90%”, assegura Julia. Já o Pause Ads oferta anúncios estáticos exibidos no momento em que a programação é pausada pelo usuário. No Binge Ads, as marcas conseguem participar das maratonas de conteúdo com anúncios contextualizados exibidos no intervalo entre um capítulo e outro.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 17 de fevereiro de 2025