Plataforma fundada por Mark Zuckeberg informou que, além dos anúncios in-stream e estrelas, também está trabalhando em opções de monetização direta para os usuários

A partir desta terça-feira (22), a ferramenta Reels, original do Instagram, passa a ser disponibilizada também no Facebook em mais de 150 países, incluindo o Brasil. Segundo o anúncio da Meta, a iniciativa tem como objetivo facilitar a monetização dos criadores de conteúdo e ajudá-los a alcançar novos públicos. A empresa também está expandindo os testes de anúncios de sobreposição, começando com anúncios em banner e figurinhas.

“Atualmente, os vídeos representam quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, e os Reels são o nosso formato de conteúdo que mais cresce no Facebook e no Instagram. Estamos focados em tornar os Reels a melhor maneira de criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro”, afirmou a empresa em comunicado.

A movimentação da marca é uma forma de fazer frente ao crescimento de plataformas de vídeos como o TikTok, app que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que deve chegar a 1,5 bilhão, segundo o Data.ai (antigo App Annie), especializado no mercado de aplicativos. A plataforma da ByteDance tem o Brasil como terceiro maior mercado.

EXPANSÃO DOS ANÚNCIOS
A plataforma fundada por Mark Zuckeberg informou que, além dos anúncios in-stream e estrelas, também está trabalhando em opções de monetização direta para os Facebook Reels, com o compartilhamento de receita de anúncios e suporte aos fãs. Está expandindo ainda os testes de anúncios de sobreposição dos Reels do Facebook para todos os criadores de conteúdo nos Estados Unidos, Canadá e México, solução que deve chegar em outros países ao longo das próximas semanas.

“Estamos iniciando com dois formatos: anúncios em banner, semitransparentes em sobreposição na parte inferior de um vídeo do Reels no Facebook, e anúncios em figurinhas: um anúncio gráfico estático que pode ser colocado por um criador em qualquer lugar do seu Reels. Esses anúncios sem interrupções permitem que os criadores ganhem uma parte da receita gerada”, afirmou.

No comunicado, a Meta também anunciou algumas soluções para evitar que os anúncios das empresas caiam em lugares errados, garantindo maior controle e segurança para as marcas. Entre as iniciativas, estão listas de editores e de bloqueio, filtros de Inventário e relatórios de entrega de resultados.  

PROMESSA
A empresa revelou que desde outubro do ano passado está fazendo testes de anúncios em tela cheia e imersivos. O lançamento desses recursos deve acontecer ao longo dos próximos meses.