Alê Oliveira

Para celebrar os dois anos do projeto Digital Minds, série de eventos que pomove a troca de ideias com profissionais convidados e clientes sobre os rumos do mercado publicitário, a Talent trouxe ao Brasil na semana passada o francês Guillaume Le Gorrec, head de planejamento estratégico da agência Marcel, de Paris, que faz parte do Publicis Groupe.

Membro da equipe criadora do case premiado em Cannes chamado “Inglorious Fruits and Vegetables”, considerado por João Livi, CCO e COO da Talent, como um dos trabalhos de propaganda de maior sucesso na última década, Le Gorrec acredita que o digital está incentivando mudanças relevantes na forma de fazer publicidade. “O digital como um todo facilita a vida das pessoas e força os publicitários a olharem para o usuário, não para o consumidor. Exige uma aproximação diferente e dá mais poder às pessoas.”

O case “Inglorious Fruits and Vegetables” é um exemplo do que Le Gorrec pontua. Criada pela Marcel para a rede de supermercados Intermarché, a ação partiu da necessidade de reduzir o desperdício de alimentos em países europeus. A ideia, definida pelo francês como simples e potente, foi estimular os consumidores a comprarem frutas e vegetais com aparência pouco atraente, porém com a mesma qualidade. Com isso, as lojas da Intermarché reduziram em 30% os preços dos produtos mais “feios” e a agência fez todo o trabalho de informar e convidar as pessoas a comprarem frutas e vegetais que seriam desperdiçados. “Utilizamos rádios locais e mídias sociais para conscientizar e convidar os consumidores a participarem da iniciativa. O digital nos possibilitou uma aproximação maior com as pessoas”, diz. “Essa campanha não teria existido dez anos atrás. Televisão foi a última mídia que utilizamos.”

Para Le Gorrec, as agências modernas precisam focar o trabalho na criação de ideias que resolvem os problemas dos clientes e, sempre que possível, tenham um impacto positivo na sociedade. “O que importa é encontrar soluções. Achar a ideia certa no momento certo”, diz.

O diretor de estratégia digital da Talent, Jean Boechat, tem uma percepção parecida em relação à influência da tecnologia no mercado. “O digital nos dá a oportunidade de ouvir mais as pessoas e gerar empatia”, analisa. O publicitário também chama a atenção para uma evolução dos profissionais da área. “Em um mundo que questiona cada vez mais, não posso ser um cara que só empurra mensagens ou apenas vende o próprio peixe.”

Alê Oliveira

Boechat afirma que os anunciantes estão se esforçando para entender o momento atual. “Os clientes estão entendendo como o digital pode mudar o negócio deles. O mundo mudou e precisamos nos adaptar.”