Dale Chen, diretor de marketing da TCL para a América Latina, fala sobre a inovação digital com uma abordagem humanizada
Cidades chinesas como Xangai despertam admiração mundial com sua paisagem urbana de alto impacto visual, marcada por fachadas interativas, painéis de LED gigantes e mídia digital em larga escala. No Brasil, a TCL Semp dá um gostinho dessa estética com ações como o patrocínio à 11ª edição do Cine Vista, no JK Iguatemi (SP).
Nesta entrevista, Dale Chen, diretor de marketing para a América Latina, fala, entre outras coisas, sobre como essa inovação digital, tão celebrada na China, com uma abordagem humanizada, tão fundamental para os brasileiros, é importante para uma comunicação eficaz e um crescimento sustentável nesse mercado.
A TCL Semp está no Brasil há quase uma década. Quais as principais facilidades e desafios enfrentados para implementação de sua estratégia de marketing e posicionamento no mercado nacional?
Há quase 10 anos no Brasil, a TCL tem orgulho de oferecer produtos e serviços que aprimoram o dia a dia dos brasileiros, sempre respeitando a diversidade cultural do país. Nossa parceria com a Semp, uma empresa brasileira com vasta experiência no mercado local, foi fundamental para nossa consolidação aqui. Por meio de aprendizado e dedicação contínuos, estamos apresentando com sucesso nosso portfólio de produtos e tecnologias avançadas, como as TVs QD-Mini LED da TCL, que proporcionam uma experiência de qualidade de imagem verdadeiramente imersiva, e o ar-condicionado FreshIN – o único ar-condicionado capaz de renovar o ar interno para manter a qualidade ideal do ar. Permanecemos comprometidos com o crescimento sustentável, ao mesmo tempo em que entregamos excelência e valor real aos consumidores brasileiros.
Quais diferenças entre China e Brasil na forma como as marcas integram publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas e qual a importância desse ecossistema para o sucesso das estratégias de comunicação e marketing?
Há algumas diferenças entre a China e o Brasil, mas também algumas semelhanças interessantes! A comunicação chinesa é fortemente digital e focada em tecnologia e influenciadores, o que também acontece no Brasil, mas, especificamente aqui, construir conexão emocional é essencial. Para nós, combinar a inovação digital da China com a abordagem humanizada do Brasil garante uma comunicação eficaz e um crescimento sustentável neste mercado único. No Brasil, a TCL segue uma estratégia de marketing esportivo robusta e consistente, além de construir nossa reputação por meio de exibições criativas e parcerias relevantes, como CasaCor, SP-Arte, Conmebol Libertadores e Copa América. Além disso, anunciamos recentemente nossa parceria com o COI, o que nos tornou Parceiros Oficiais Olímpicos e Paralímpicos. Isso é uma grande honra para nossa marca e abre inúmeras oportunidades para conexões globais.
Como um executivo de formação chinesa, quais diferenças e similaridades você observa entre as práticas de marketing no Brasil e na China, especialmente no que se refere a comportamento do consumidor, canais e o tom de comunicação?
Sem dúvida existem diferenças e semelhanças entre a China e o Brasil. Os consumidores chineses são altamente digitais e antenados em tendências, interagindo com plataformas rápidas e tecnológicas como WeChat, Tencent e Douyin. Por outro lado, os consumidores brasileiros valorizam a conexão emocional, mas também são conhecidos por serem grandes usuários de redes sociais e canais digitais. Neste ano, a TCL alcançou o Top1 em QD-Mini LED, o Top1 em Google TV e o Top1 em telas ultragrandes no mundo, o que representa um marco importante para a nossa estratégia de marca, que combina a expertise digital da China com uma comunicação voltada para o público brasileiro e pensada para criar experiências significativas e localmente relevantes que impulsionem o crescimento.
Você percebe alguma diferença significativa nos traços culturais ou comportamentais do consumidor brasileiro em relação a outros mercados da América Latina que impactam diretamente as estratégias de comunicação da TCL Semp?
Cada região tem características únicas, exigindo estratégias personalizadas. No Brasil, o país latino-americano com o maior número de usuários de mídias sociais, definimos diretrizes específicas para a produção de conteúdo digital para fortalecer nossa presença nos lares brasileiros. Nos mantemos constantemente atentos às tendências locais, aos influenciadores regionais e aos canais que geram maior engajamento.
A TCL Semp já disputa hoje a liderança do mercado nacional com um posicionamento de produtos de alta tecnologia, mas também acessível economicamente. Existe alguma diferenciação estratégica por região, considerando as particularidades culturais e socioeconômicas do país?
A TCL Semp consolidou o segundo lugar no mercado brasileiro de TV, um marco importante e significativo para nós. Atendemos a uma ampla gama de necessidades dos consumidores por meio de um portfólio diversificado de produtos, tornando a tecnologia acessível tanto com as marcas TCL quanto Semp. Entender as preferências e os comportamentos únicos dos consumidores brasileiros é uma prioridade. É por isso que realizamos pesquisas regulares sobre o comportamento do consumidor, fornecendo insights valiosos que nos permitem adaptar nossa comunicação e estratégias de forma eficaz.
Uma das formas de aproximar os consumidores da marca no Brasil foi por meio do patrocínio esportivo, como das seleções masculina, feminina e sub-20 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma vez que o futebol é considerado uma paixão nacional por aqui. Qual é o apelo que vocês usam na China para conversar com os consumidores de lá?
O marketing esportivo é uma estratégia global para a TCL. Temos iniciativas em todo o mundo abrangendo uma ampla gama de esportes, do futebol aos e-Sports. Agora, como Parceira Olímpica e Paralímpica Mundial, nossas iniciativas de comunicação estarão ainda mais conectadas. A estratégia da TCL também se baseia em quatro pilares principais: TCL Art, TCL for Her, TCL Green e TCL Young. Por meio desses pilares, criamos oportunidades de parceria com iniciativas que compartilham os valores da TCL.

Paralelamente à implementação contínua dessa estratégia, nos engajamos com consumidores locais por meio de eventos inovadores e relevantes, como a Brasil Game Show (BGS). Ao combinar nosso pilar “TCL young” com uma estratégia focada em mídias sociais e digitais, desenvolvemos um estande de destaque que contou com uma forte equipe de influenciadores interagindo com o público e gerando alto engajamento – resultando em quase 2 milhões de impressões e mais de 1,4 milhão de alcance.
Recentemente vocês patrocinaram a 11ª edição do Cine Vista, um evento de cinema a céu aberto do shopping JK Iguatemi, que é reconhecido por um espaço de consumo de alto poder aquisitivo. Quais iniciativas vêm sendo desenvolvidas para ampliar o diálogo com consumidores de outros perfis socioeconômicos?
Nossa principal iniciativa é fortalecer a presença da TCL, ajudando os consumidores a entenderem melhor nossa marca. Este ano, pela primeira vez, firmamos uma parceria com a SP-Arte, uma exposição de arte em São Paulo que reúne galerias do Brasil e do exterior. A parceria faz parte da iniciativa TCL Art, que também inclui a parceria com o Centro Pompidou, em Paris; a National Gallery, em Londres; e o Museu de História de Shaanxi, na China, reforçando nossa conexão com entusiastas de arte e cultura. A TCL também é Parceira Oficial de TV da CasaCor pela primeira vez e apresenta no evento seus novos televisores com tela ultragrande, alguns deles inéditos no Brasil e outros lançamentos que acabam de chegar ao mercado brasileiro, com tecnologia QD-Mini LED e recursos que transformam casas em galerias de arte particulares. Com um longo histórico de investimentos em esportes e grandes patrocínios, a TCL é oficialmente a Parceira Olímpica e Paralímpica Mundial na categoria Equipamentos Audiovisuais Domésticos e Eletrodomésticos, além de ser patrocinadora da Conmebol Libertadores. Também mantemos nossa presença na BGS (Brasil Game Show), o que nos conecta com o público gamer na maior feira de jogos da América Latina.
A paisagem urbana de cidades como Xangai é marcada por experiências imersivas de mídia digital. Na sua avaliação, há espaço ou potencial em cidades brasileiras para iniciativas semelhantes, especialmente em projetos de mídia exterior?
Com certeza. Várias cidades brasileiras têm forte potencial para projetos de mídia externa impactantes. Na TCL, acreditamos na inovação e no desenvolvimento de campanhas criativas e personalizadas que promovam uma conexão única com nossos potenciais consumidores. Guiados pelo nosso slogan, ‘Inspire greatness’, e impulsionados por produtos como as nossas renomadas TVs QD-Mini LED, buscamos proporcionar experiências inspiradoras e imersivas que realmente se identifiquem com o nosso público. Um exemplo é o nosso evento Cine Vista no JK Iguatemi, em São Paulo, que provou que os consumidores brasileiros são altamente receptivos a experiências tecnológicas imersivas e iremos explorar cenários inovadores no futuro.
Qual a percepção de vocês sobre o crescimento do streaming no Brasil e as oportunidades de parceria com uma empresa como a TCL Semp?
Também mantemos ótimas parcerias estratégicas com plataformas de streaming em todo o mundo e, no Brasil, isso se alinha à nossa estratégia global. Em todo o nosso portfólio de TV, tanto para as marcas TCL quanto Semp, oferecemos canais e plataformas de streaming que aprimoram a experiência de visualização dos nossos consumidores. Além disso, temos o TCL Channel, um app integrado aos produtos TCL que oferece uma ampla variedade de conteúdo gratuito para mais de 24 milhões de usuários em todo o mundo. Recentemente, anunciamos a adição da CBN, UOL e Fifa+ à nossa programação no Brasil.
A China é reconhecida como um laboratório gigante de tecnologia e inovação. De que forma essa expertise tem sido compartilhada com os profissionais brasileiros da TCL Semp e incorporada às estratégias locais?
A joint venture TCL Semp é a prova de que podemos unir o melhor de duas culturas diferentes, e realmente valorizamos e celebramos isso. Desde o início, trocamos conhecimento e melhores práticas de forma consistente, sempre respeitando as diferenças culturais e aprendendo continuamente com ambas as partes.
Quais competências e habilidades são fundamentais para um profissional de marketing ou de áreas correlatas que deseje atuar em uma empresa global com DNA asiático?
A vontade de aprender, trabalhar em equipe, conectar-se com pessoas de diferentes culturas, manter-se atualizado com as últimas tendências tecnológicas e estar aberto a desenvolver novas habilidades interpessoais são qualidades que jamais abrimos mão em nossa empresa. Também valorizamos cada vez mais profissionais com expertise em inovação, não apenas impulsionados pela internet das coisas ou pela inteligência artificial, mas também por descobrir novas maneiras de atingir objetivos e fazer a diferença. Temos grandes planos para a América Latina, especialmente para o Brasil, e mal podemos esperar para ir além e continuar inspirando a excelência por meio de nossos produtos e tecnologias.