Em um mundo globalizado e multiconectado, no qual o físico e o digital caminham de mãos dadas, é necessário integrar pessoas e tecnologia para alavancar as vendas, reduzir custos, aumentar a produtividade, ampliar a cobertura territorial e trabalhar fortemente o relacionamento com seus stakeholders. Somente com a união de competências de diferentes empresas, cujos serviços sejam complementares, é possível atingir este objetivo com êxito.  

No Brasil, essa necessidade torna-se ainda mais desafiadora por ser um país com uma população de 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de elevado tamanho e potencial (uma vez que o mercado de bens de consumo representa 20% do PIB nacional, segundo a PWC) e nos contextos social, político e econômico conturbados como os atuais. Assim, muitas empresas buscam um partner estratégico que possa trazer soluções integradas e flexíveis para adaptar-se às necessidades próprias de seu negócio, encurtar distâncias e reduzir tempo e custos, além de auxiliar na gestão de dados de clientes e fornecedores.

Dentre as soluções para este desafio está a terceirização de serviços mediante empresas de Business Process Outsourcing (BPO), que permitem planificar uma estratégia comercial de maneira integrada, flexível e dinâmica. Esta metodologia teve sua efetividade comprovada, por exemplo, na Espanha, quando, em plena crise econômica de 2010, conseguiu manter-se estável e brindar as companhias como um aliado flexível e adaptável aos diferentes requisitos de cada empresa, inclusive em um ambiente instável.

O desenvolvimento de novas tecnologias, como a ferramenta Sales Drive Management (SDM), usada por várias das marcas globais mais importantes de bens de consumo, é fundamental. Esta inovadora solução atende aos anseios de um serviço integral, brindando os usuários com uma atenção unificada, sem interrupções, ou seja, Omnichannel, centraliza a gestão, eliminando a perda de tempo, permitindo atingir territórios impossíveis de alcançar de um modo tradicional e, como plus, oferece um componente proativo que as ajude a aumentar consideravelmente as vendas e reduzir significativamente os custos.      

Voltadas tando para companhias B2C quanto B2B, estas novas plataformas, conseguem vincular a área comercial da marca com seus pontos de venda, já que integram atividades comerciais com atenção ao cliente utilizando meios de contato telefônico, web, celular e mensagens. Assim, consegue-se obter diferentes módulos de gestão que permitem  controlar a distribuição e venda proativa de forma sinérgica a partir de um único ponto, gerar uma solicitação e o acompanhamento de um pedido, solicitar ativos da empresa, fazer a comunicação de promoções e/ou descontos e analisar a efetividade das vendas frente aos objetivos estabelecidos. Tais ferramentas auxliam o marketing e a gestão de dados dos stakeholders, tão valiosos hoje em dia, pois permitem ter informação automatizada e centralizada de cada cliente para segmentar cada necessidade e agilizar as soluções.

Isaac Ivanoff é diretor comercial da Apex America no Brasil.