Claudia David foi contratada recentemente para a cadeira de diretora de comunicação e marca da companhia
A Sodexo contratou recentemente Claudia David para fortalecer a marca e também envolver mais os colaboradores à estratégia global da empresa. A ideia é ampliar o engajamento em benefício da imagem institucional junto ao público interno e externo.
Ela fala que o foco é despertar o interesse dos times na missão e propósito da companhia, “afinal qualidade de vida começa dentro de casa”. Para ela, o papel da comunicação é levar informação de forma clara, transparente e que faça sentido para o dia a dia dos colaboradores.
Veja a seguir os principais trechos desta entrevista.
Você assumiu recentemente como diretora de comunicação e marca da Sodexo On-site Brasil. Quais são os objetivos da Sodexo e qual a intenção em adotar estratégia integrada de comunicação?
Ingresso na organização para trabalhar no fortalecimento de uma marca global que, atualmente, está presente em 56 países e atende diariamente 100 milhões de consumidores, 1,5 milhão só no Brasil. Neste novo desafio, tenho como objetivo desenvolver a estratégia de comunicação da Sodexo On-site no Brasil, ajudando a impulsionar o crescimento dos negócios no mercado local de alimentação e facilities com o foco no B2B, além de fortalecer e estreitar relacionamento com os nossos stakeholders. Somado a isso, precisamos também envolver constantemente nossos colaboradores à estratégia global da marca, para aumentar o engajamento e fortalecer nossa imagem institucional junto aos nossos públicos interno e externo.
Qual é o papel da comunicação nesse contexto?
Acredito que o nosso papel como comunicação, principalmente em um cenário tão desafiador como o que estamos vivendo com a pandemia – em que as mudanças são cada vez mais rápidas, constantes e, especialmente, tem transformado a maneira como as pessoas vivem, trabalham, se alimentam, consomem e cuidam –, nos impulsiona a levar as informações de forma ainda mais clara, transparente, que faça de fato sentido para o dia a dia dos nossos colaboradores, clientes e consumidores. Assim, temos de trabalhar ainda mais integrados, conectando a comunicação interna a externa e gerando real valor para todos aqueles com quem nos relacionamos ou que buscamos criar/estreitar uma relação. Neste sentido temos de observar de perto os novos comportamentos humanos e as tendências do mercado em que estamos inseridos, pois só assim conseguiremos atender às necessidades de todos aqueles que servimos e, principalmente, suportar a companhia em seu processo de transformação e crescimento.
Qual a estratégia de comunicação?
O foco é despertar o interesse e o engajamento de nossos times na missão e propósito da Sodexo, afinal qualidade de vida sempre começa dentro de casa. Nossos colaboradores são os principais embaixadores da marca, aqueles que acreditam, vivenciam e praticam diariamente nossos valores – espírito de equipe, espírito de serviço e espírito de progresso. Somos uma empresa de pessoas para pessoas e a trajetória da Sodexo tem como alicerce o cuidado com o indivíduo em todas as fases de sua vida, contribuindo para melhorar o dia a dia deles em todos os sentidos. É por isso que o sucesso do nosso negócio está na imersão em nosso jeito de ser e fazer e na capacidade de desenvolver e envolver nossos colaboradores no Brasil.
Quais os planos em relação à estratégica de marketing?
Chego na Sodexo On-site para estar à frente da área de comunicação, marca e relações institucionais no Brasil, além de fazer parte do Comitê de Liderança Regional. A companhia também conta com uma área de marketing que está inserida na estratégia de negócios em cada um dos nossos quatro segmentos de atuação no país, contando com um head de marketing e equipe para cada um dos segmentos. Este conceito permite nos aprofundarmos nos desafios dos setores do mercado em que atuamos, levando soluções integradas, personalizadas e alinhadas às necessidades de nossos clientes e dos tipos de indústrias em que estão inseridos.
E qual é o objetivo?
Nosso objetivo é atuar como um parceiro único, levando serviços de alimentação e facilities para que nossos clientes possam focar 100% em seu core business. Desde a higienização e limpeza dos ambientes, passando por serviços de manutenção predial até soluções em restaurantes corporativos, cafeterias, nutrição clínica em instituições de saúde e alimentação escolar, a Sodexo On-site conta com mais de 100 categorias de serviços e um time de especialistas em diversas profissões. Atualmente, atuamos no Brasil em quatro segmentos de negócios: corporativo, que atende escritórios, indústrias em geral, bancos, bens de consumo, alimentos & bebidas, tecnologia, montadoras, aeroportos etc; saúde, que presta serviços para hospitais e instituições de saúde; educação, para atender escolas e universidades; e energia e recursos, que atua em mineradoras, petroleiras, plataformas de petróleo (offshore), hidroelétricas, usinas, fazendas de energia eólica etc.
A companhia terá campanha publicitária?
A Sodexo sempre desenvolve campanhas e iniciativas de comunicação e marketing para fortalecer sua marca no Brasil e no mundo e alavancar seus resultados e crescimento sustentável do negócio. Neste momento estamos trabalhando no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada.
A estratégia da empresa é fortalecer a marca. Qual caminho foi delineado para atingir esse objetivo?
A solidez da Sodexo no mercado brasileiro é fruto de uma cultura que observa e age conforme as transformações do mundo e do comportamento social, para atender continuamente às necessidades de nossos clientes e consumidores, bem como garantir excelência em todas as etapas de nossa cadeia interna. E, como área de comunicação, nosso objetivo é utilizar os canais que temos para nos aproximarmos e relacionamos de nossos públicos e, assim, fortalecer o posicionamento que a Sodexo já possui, de levar qualidade de vida para as pessoas, e gerar, cada vez mais, conhecimento em relação à expertise e diferenciais da Sodexo em seus serviços de alimentação e facilities.
Qual a posição da empresa no Brasil, em especial, e na América Latina?
Para o Grupo Sodexo, o Brasil, apesar de ser um país, é considerado uma região, assim como os países da América Latina estão posicionados em uma outra região para a companhia, que internamente denominamos Latam. Isso ocorre pelo tamanho/representatividade da operação brasileira e a sua pluralidade para os negócios, o que nos coloca em uma posição bastante estratégica e importante para a empresa globalmente.
A Sodexo tem projeto de sustentabilidade?
Para nós, crescer com responsabilidade é buscar continuamente fazer as melhores escolhas de forma mais segura, mais saudável e mais benéfica para o planeta, gerando impacto positivo para a sociedade. Para isso, a Sodexo redefiniu sua diretriz estratégica para a sustentabilidade com o Better Tomorrow 2025 (que substituiu o The Better Tomorrow Plan, criado em 2009), implementado em 2016, quando a companhia inaugurou seu Plano Estratégico de Sustentabilidade. O plano estratégico foi atualizado para englobar a agenda 2030 da ONU – 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, as metas e compromissos a serem atingidos até o ano de 2025 seguem as diretrizes desta agenda global e estão em conformidade com os ODSs. Com o BT 2025, nos comprometemos a melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores e de todos aqueles que servimos, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades, regiões e países onde operamos. E esse é um trabalho constante para melhorar a maneira como os nossos colaboradores são recebidos e apoiados pela companhia e como aprimoramos continuamente a qualidade dos alimentos e dos serviços que são fornecidos diariamente a pessoas em todo o mundo, corroborando o modo como nos posicionamos na sociedade e nas comunidades em que atuamos.
A empresa faz parcerias?
Atuamos também em parceria com o Instituto Stop Hunger, organização sem fins lucrativos criada e mantida pela Sodexo. O Stop Hunger é uma força de liderança global na luta contra a fome com mais de 23 anos de compromisso. No Brasil desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Com o objetivo de expandir sua atuação, em 2015 constitui-se o Instituto Stop Hunger no país, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que envolve os stakeholders da Sodexo, engajando colaboradores, clientes, usuários e fornecedores e integrantes da sociedade em geral, com objetivo de fortalecer o combate à fome no país e contribuir para melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas.
A Sodexo também investe em programas sociais?
Atualmente temos diversos programas, entre eles, o Cozinha Escola, para a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade com curso que ensina práticas sustentáveis na cozinha, técnicas de higiene e segurança dos alimentos, gestão financeira e empreendedorismo; e o programa Alimentação Solidária, iniciativa que permite a doação do excedente de produção dos restaurantes da Sodexo a organizações que atendem pessoas em situação de fome.
Os serviços de alimentação durante a pandemia experimentaram salto gigantesco. De quanto foi esse crescimento?
O mercado de foodservice teve de buscar oportunidades nos novos hábitos do consumidor diante de um cenário inesperado de pandemia. Posso afirmar que a Sodexo seguiu atenta aos hábitos e comportamento das pessoas e o ambiente em que elas estão inseridas, especialmente durante todo esse período em que ainda vivemos. Nos reinventamos para, desta forma, continuar levando um portfólio completo com diferentes opções para nossos clientes, que pensem em flexibilidade, saúde, bem-estar e valorização das culturas locais e acompanhar as novas demandas e crescimento do mercado de foodservice.
Passado o sufoco de precisar atender a uma enorme demanda, quais as principais metas da marca hoje?
A Sodexo está cada vez mais atenta à jornada de vida dos usuários para entender seus comportamentos, hábitos e preferências, saber como eles utilizam os espaços, o que contribui para uma maior produtividade. Além de mapear periodicamente as novas oportunidades que possam gerar impacto positivo na experiência de nossos colaboradores, ou que apoiem nossos clientes a se reinventarem, inovando e impulsionando a continuidade de seus negócios com segurança. Estes são pontos fundamentais que fazem parte da estratégia de negócios da Sodexo, que continuaremos a olhar com muito cuidado daqui em diante.