Livestream e-commerce e uso de SEO em vídeos estão entre as tendências da plataforma

O Kwai, app de publicação e compartilhamento de vídeos curtos, apontou oito tendências que devem bombar em 2022.

De acordo com a empresa, esse tipo de vídeo mais ágil acompanhou as mudanças de comportamento no consumo da mídia e influenciaram outras plataformas e formatos de conteúdo utilizados por pessoas e outras empresas.

Veja quais são as oito tendências apontadas pelo Kwai:

Livestream e-commerce

De acordo com a empresa, o livestream e-commerce está transformando a experiência de compra online. Na live, o apresentador – ou vendedor – mostra todos os detalhes de um produto, suas utilidades e aplicações, além de tirar as dúvidas do público que está acompanhando a transmissão.

O objetivo dos livestream é despertar o desejo da audiência por meio de uma experiência imersiva, onde a interatividade com o vendedor promove maior confiabilidade e interesse do público, levando à finalização da compra.

Storytelling

O storytelling é uma estratégia de construção de histórias utilizando um enredo bem elaborado e uma narrativa envolvente. A técnica se aplica por meio do poder persuasivo e ajuda a promover um negócio, produto ou serviço.

O objetivo do storytelling é influenciar as pessoas a tomarem uma ação específica, como fazer a compra de um item. Com ele, os usuários, que podem ser tanto influenciadores como marcas, são capazes de criar conteúdos que tenham alto engajamento, transformando determinados assuntos ou informações em uma narrativa que seja mais agradável para sua audiência.

Personalidades das marcas

Com a inserção das marcas no mundo digital, a criação de uma persona digital é uma alternativa se aproximar do público.

Algumas marcas já apostam na criação de perfis voltados exclusivamente para essas personalidades, como a Magalu. De acordo com o Kwai, a tendência deve crescer ainda mais nos aplicativos de vídeos curtos e podem promover o posicionamento do negócio de forma rápida e dinâmica.

SEO para vídeos

O SEO, já muito utilizado pelas empresas para otimização do posicionamento em mecanismos de busca, também pode trazer sucesso na busca em plataformas de vídeos.

O investimento nesse recurso, com palavras-chave e hashtags, pode gerar maior visibilidade do vídeo dentro das plataformas e uma melhor associação da marca nas buscas e tendências.

Envolvimento da comunidade

Segundo o Kwai, a participação da comunidade é crucial para o sucesso de um vídeo ou uma live. Por isso, os criadores estão atentos à geração de conteúdos colaborativos que envolvam a participação de quem está assistindo e isso pode ser feito através da criação de uma hashtag, um challenge ou um filtro exclusivo.

Conteúdos em tempo real

Os conteúdos transmitidos em tempo real se tornaram muito valorizados pelos usuários e ainda mais pelas marcas, que precisam atrair e reter o interesse dessas pessoas.

Uma experiência ao vivo pode ter vários formatos, como palestras, webinars ou live blogging. Por acontecerem em tempo real e geralmente estarem disponíveis por tempo limitado, os conteúdos geram sentimentos de exclusividade e urgência no público.

Slow content

De acordo com o Kwai, o slow content é uma forma de tornar os processos de produção de conteúdo mais orgânicos, fluidos e criativos. O conceito propõe a priorização da qualidade e da identidade nas criações.

A ideia é ser mais flexível nas regras de produção e SEO e criando com mais liberdade a fim de construir peças com identidade, verdade e propósito.

Produção do conteúdo com trilhas e efeitos

Os efeitos criativos e as trilhas sonoras estão ganhando espaço nos vídeos de até 1 minuto. Segundo o Kwai, a marca e/ou criador de conteúdo precisa ser criativo para tornar um vídeo original e único.

Por conta disso, os conteúdos que trazem efeitos diferentes dos usuais para criar um storytelling marcante e exclusivo atraem olhares e engajamento do público e, por consequência, se tornam virais.