Irmão do Rock in Rio, festival em São Paulo chega à segunda edição reunindo 31 marcas com ativações e experiências que vão além dos palcos

Apesar de manter a área de 360 mil metros quadrados da Cidade da Música, a edição de 2025 do The Town amplia o número de marcas parceiras na realização da segunda edição do festival irmão do Rock in Rio. Neste ano, 31 anunciantes se juntam à Rock World no Autódromo de Interlagos, na região Sul de São Paulo, para viabilizar as apresentações de mais de 500 artistas distribuídos em cinco palcos. Em 2023, 30 marcas criaram ativações em parceria com o evento.

Entre os patrocinadores, o Grupo Heineken é dono da cota máster com a Eisenbahn. Itaú, iFood, Porto, Riachuelo, Seara, Vivo, Volkswagen e Coca-Cola também integram a lista, que ainda tem outros 22 apoiadores: Amstel, Johnnie Walker, Latam, Movida, Superbet, Vale, Gerdau, 3 Corações, ViaMobilidade, Hellmann’s, Club Social Snack, Trident, Cif, Estácio (Instituto YDUQS), Proforce (Piracanjuba), Amstel Vibes, Airbnb, Pague Menos, Bauducco, Cup Noodles, Bob’s, Neve e Sabesp.

Ao lado dos artistas, as marcas se tornaram atrativos de entretenimento. Quem reforça essa ideia é a diretora de marketing da Rock World, Ana Deccache. “Eu diria que hoje somos tanto um festival de entretenimento quanto um festival de música. Diferentemente de festivais onde não há essa sinergia, as marcas constroem com a gente. Quando o público entra no Rock in Rio ou no The Town para assistir a 500 artistas, ele também espera passar por centenas de estandes, pegar dezenas de brindes e viver, eventualmente, milhares de experiências.”

Segundo Ana, o planejamento de comunicação é desenhado dois anos antes do evento de forma simultânea às marcas. “Elas sabem quando será realizada a campanha de lançamento, quando será anunciado o headliner, além de detalhes como gênero musical e início das vendas, entre outras informações. Sabendo que eu vou anunciar um headliner, ela interage com um post, ou seja, prepara uma estratégia atrelada à nossa comunicação.”

Além das ativações, a edição deste ano apresenta mudanças físicas e estruturais. “A evolução da experiência é uma das nossas maiores obsessões. Ao término de toda edição, refletimos sobre o que dá para melhorar. A edição pode ter sido nota dez, mas, como vamos torná-la nota 11?”, comentou Ana. “Uma das principais evoluções foi a criação do Palco quebrada, e uma experiência inédita, o The tower experience, que será um grande after.”

Não se trata apenas de um palco novo [o The tower experience], mas de performances com 120 artistas, fogo, água, balé e coral, “todos juntos no fim do último show.” Com a novidade, o mapa do evento foi totalmente reposicionado. “O The one, nosso segundo maior palco em dimensão, está agora com uma clareira muito maior para receber ainda mais gente. O Skyline, nosso maior palco em dimensão, terá o dobro de LEDs.”

A área de gastronomia também avança com o reposicionamento estratégico do Market square, que agora ficará entre os palcos Skyline e The one, facilitando a circulação do público. A curadoria será do chef Henrique Fogaça. “O cardápio mistura inspirações musicais e cenas de São Paulo, criando uma narrativa que se reflete nos pratos. Com a planta repaginada, o público vai chegar a Interlagos e sentir que está num festival novo. E, com a experiência adquirida na primeira edição, estamos ainda mais preparados para entregar algo incrível.”

Outra atração inédita é o The flight, experiência aérea com cinco aviões coreografados com fogos de artifício e trilha exclusiva.

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A conexão com o público paulista também é parte fundamental da construção do The Town como festival próprio e não apenas uma extensão do Rock in Rio. Ana revela que o Rock in Rio, por muito tempo, foi convidado a vir para São Paulo.

“Mas o Roberto Medina, criador tanto do Rock in Rio quanto do The Town, sempre achava que não era a hora. Na pandemia, com tempo para refletir, ele idealizou o The Town e chegou à conclusão de que São Paulo merecia um festival com cara própria, essência, cultura, cenas, clima e energia. O The Town nasce inspirado na cidade.”

*Matéria também assinada pelo repórter Vitor Kadooka

Leia a matéria completa na edição do propmark de 25 de agosto de 2025