Plataforma notou o crescimento de conteúdos relacionados à viagens, esportes, comida e bebida

Seguindo o velho ditado de que no Brasil as coisas só começam a funcionar depois do Carnaval, o Tiktok acaba de apresentar um estudo sobre as tendências de conteúdo da plataforma para 2022. Com o “What's Next”, que parte de dados compilados entre outubro de 2020 e outubro de 2021, a rede da ByteDance busca contribuir com o desenvolvimento das estratégias de comunicação das marcas.

Entre as tendências por segmentos, a plataforma notou o crescimento de conteúdos relacionados a viagens, com alta de 163% no período; esportes, com 286%, com atividades ao ar livre, e comida e bebida, 106%. Dados que mostram, segundo TikTok, o desejo das pessoas por novas experiências, sejam eles envolvendo conhecimentos, paisagens, novos modos de viajar ou receitas e pratos, o que abre espaço para as marcas criarem conexões com esses consumidores que estão começando a sair de casa após um período mais restritivo por conta da pandemia.

A plataforma também prevê uma maior expansão do marketing comunitário, representado pela hashtag #tiktokmademebuyit, que ilustra ações em que produtores de conteúdo apresentam determinado produto ou fazem avaliações sinceras. Essa tendência deve ser impulsionada pelo TikTok Shopping, que tem o objetivo de facilitar os negócios entre empresas e consumidores.

Outro atributo da plataforma, a música deve estar em alta e novos produtos e soluções devem ser disponibilizadas ao longo do ano. A empresa, inclusive, apresenta algumas sugestões para as marcas que pretendem usar o áudio em suas comunicações, como o desenvolvimento de uma marca sonora exclusiva, participação em momentos importantes de artistas, como lançamentos; e a adoção de tecnologia de voz, com o uso de efeitos e recursos.  

Recém-chegados

A plataforma lista também algumas dicas para as marcas que estão começando a usar o TikTok no seu mix de mídia. Entre elas,  fazer a lição de casa para encontrar os criadores ideais e testar diferentes perfis de produtores; utilizar os recursos que ferramenta disponibiliza, como o ads manager e a central de negócios; criar uma estratégia completa com os criadores, prevendo ações nos canais da marca e também dos influenciadores; e ainda integrar os profissionais na estratégia de comunicação, o que ajuda a desenvolver um conteúdo mais genuíno.