Estrutura prevê controle majoritário de investidores americanos, salvaguardas de dados e participação minoritária da ByteDance

O TikTok anunciou, nesta quinta-feira (22), a criação da ‘TikTok USDS Joint Venture LLC’, estrutura desenhada para atender às exigências regulatórias dos Estados Unidos e garantir a continuidade da operação da plataforma no país.

A iniciativa surge após uma série de decisões judiciais e medidas legislativas que condicionaram a permanência do aplicativo à separação da controladora chinesa ByteDance.

A nova joint venture passa a operar com controle majoritário de investidores americanos e estabelece uma série de salvaguardas voltadas à proteção de dados, segurança do algoritmo, moderação de conteúdo e auditorias de software. Segundo o comunicado aos investidores, o objetivo é assegurar a proteção de dados de usuários norte-americanos e atender às preocupações do governo dos EUA relacionadas à segurança nacional.

De acordo com a empresa, os dados de usuários dos Estados Unidos serão armazenados e protegidos em ambiente de nuvem da Oracle, com programas de privacidade e cibersegurança auditados por terceiros e alinhados a padrões como NIST, ISO 27001 e diretrizes da CISA. O algoritmo de recomendação também passará a ser treinado, testado e atualizado com base exclusivamente em dados de usuários americanos, sob a gestão da nova estrutura.

A TikTok USDS Joint Venture LLC terá autoridade sobre políticas de trust & safety e moderação de conteúdo no mercado norte-americano. Já atividades globais como interoperabilidade do produto, publicidade, marketing e e-commerce seguirão sob responsabilidade das entidades globais do TikTok, segundo a empresa.

A estrutura societária da joint venture inclui Silver Lake, Oracle e MGX, cada uma com participação de 15%. O consórcio também reúne investidores como o Dell Family Office, Vastmere Strategic Investments, Alpha Wave Partners, Revolution, Dragoneer, General Atlantic, Virgo LI e NJJ Capital. A ByteDance mantém uma fatia minoritária de 19,9% da operação.

As salvaguardas estabelecidas pela joint venture também se aplicam a outros aplicativos do grupo nos Estados Unidos, como CapCut e Lemon8.

Linha do tempo

A criação da joint venture é resultado de um processo regulatório iniciado em abril de 2024, quando o então presidente Joe Biden sancionou uma lei que previa o banimento do TikTok caso a ByteDance não se desfizesse do aplicativo no país. Em janeiro de 2025, a Suprema Corte dos EUA manteve a validade da medida. O aplicativo chegou a sair do ar temporariamente no país, mas retomou suas operações após intervenção do então presidente Donald Trump, que suspendeu a aplicação imediata do banimento.

No fim de setembro de 2025, Trump assinou uma ordem executiva condicionando a permanência do TikTok nos Estados Unidos à criação de uma joint venture, assinada posteriormente, em dezembro, pela ByteDance.

Imagem do topo: Solen Feyissa no Unsplash