Isenção abrange alimentos como café, carne e açaí e segue orientações da Casa Branca após conversa com o presidente Lula
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu eliminar a tarifa adicional de 40% aplicada a uma série de produtos agrícolas brasileiros. O anúncio, feito pela Casa Branca, vale para mercadorias que ingressaram no país a partir de 13 de novembro e inclui itens como carne bovina, café, cacau, açaí, coco e castanhas.
A decisão revoga parte do tarifaço imposto em julho e complementa uma redução anunciada na semana passada, quando cerca de 200 produtos alimentícios tiveram alíquotas revisadas.
Segundo o documento publicado pelo governo norte-americano, a mudança decorre de negociações bilaterais iniciadas após uma ligação entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de outubro. O presidente norte-americano também autorizou que eventuais impostos já recolhidos sejam reembolsados conforme as regras da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.
O presidente Lula comentou o tema em um post publicado em sua conta no X. Para ele, a retirada da sobretaxa reflete o esforço diplomático das equipes que conduziram as conversas e marca um avanço no diálogo entre os dois governos. Ele afirmou que a derrubada do tarifaço representa “uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso” e citou a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira no processo. Lula também disse que esse é “um passo na direção certa”, mas que ainda há pontos a serem discutidos, reforçando que a continuidade das negociações terá como prioridade os interesses da indústria, da agricultura e dos trabalhadores brasileiros.
Com a decisão, produtos brasileiros que estavam sujeitos à cobrança extra voltam às condições anteriores ao aumento imposto em meados do ano. A expectativa é que o alívio tarifário reduza custos para exportadores e atue na normalização do fluxo comercial entre os dois países.
Imagem do topo: Alan Santos/Agência Brasil