Com diapasão afinando seu sistema multicanal à cultura do país, emissora e sua rede de afiliadas trazem segmentação às marcas

A Globo é sexagenária, mas com um elixir de reinvenção que a rejuvenesce do ponto de vista de produto que se adequa aos contornos dos telespectadores.
Entretenimento, com teledramaturgia proprietária e esportes, jornalismo e investimentos robustos em plataformas de streaming como a Globoplay que, de acordo com o app JustWatch, concentra 12% do SVOD (Subscription Video on Demand) no mercado brasileiro, e acaba de ganhar Oscar com a produção de ‘Ainda estou aqui’.

Mas, como o que pinta de novo pinta na tela da Globo, por que não trazer clima de nostalgia mesmo com a ideia de manter o olhar para demandas do futuro? Nesta sexta-feira (25), o ‘Video Show’ traz de volta a dupla formada por Miguel Falabella, que usou o bordão ‘a garota que quebra o coco, mas não arrebenta a Sapucaia’, para se referir à partner de bancada Cissa Guimarães. Eles fizeram a diferença no clipping eletrônico da vênus platinada.

“Foi no ‘Vídeo Show’ que comecei minha carreira na TV e revivê-lo agora, na comemoração de 60 anos de TV Globo, é um misto de nostalgia com uma alegria enorme. Acho que o público vai se emocionar, rir e se encantar com esse especial do ‘Vídeo Show’, programa tão querido pelo público e por nós, que trabalhamos com televisão”, destaca Daniela Gleiser, que assina a direção artística do especial.

Mas tem coisa fresquinha nesse caldeirão. A final do ‘Big Brother Brasil’ será nesta terça (22). A atração teve patrocinadores como Mercado Livre, Stone, Betnacional, Rexona, Amstel, Downy, Seara, Méqui, Ademicon, CIF, Sazón, Electrolux, Kwai, Chevrolet, Pantene e iFood (cotas Top de 5 segundos); MRV, Nestlé, Dove, Delícia e Claro. Os fãs de reality não ficarão órfãos. A ex-BBB Sabrina Sato vai apresentar ‘Minha mãe com seu pai’, formato original da ITV Studios.

Já nesta segunda (21), o texto ecológico, tão reverberado pelo jornalista Andre Trigueiro nas pautas socioambientais dos telejornais da Globo, traz os atores Xamã, também cantor, e Dira Paes, na segunda edição de 2025 do ‘Falas da Terra’. Além de celebrar o momento sixtie da emissora, presta homenagem aos povos originários do Brasil com o intuito de debater temas que afetam indígenas diretamente, quase um milhão e setecentos mil em todo o país. “O público vai conferir ainda cenas cômicas e depoimentos de diversos indígenas contando um pouco sobre a cultura deles, tudo de maneira leve e divertida”, conta a redatora-geral do projeto, Veronica Debom.

Entre 25 e 28 de abril, a Globo vai dar um google para percorrer o seu passado, por assim dizer. É o seu presente de aniversário, que vai escrever o próprio futuro e, consequentemente, da televisão no Brasil. “Será um fim de semana repleto de homenagens que convidam o público a viver momentos inesquecíveis”, resume comunicado para falar do dia 26, data exata que seu sinal começou a ser exibido na metade da década de 1960. Um dos ápices dessa programação especial será no dia 28, com o ‘Show 60 anos’, do qual participarão 400 convidados sob a direção majoritária de mulheres.

“O show é um tributo à televisão e tem o público como protagonista. A gente sempre pensa no que as pessoas querem ver e rever, de que forma a gente pode agradecer e comemorar com elas. O conceito de encontro, de sermos praça pública, que é tão presente na TV aberta, também estará no show”, comenta Antonia Prado, a Toca, diretora artística do projeto, que será transmitido dos Estúdios Globo, antigo Projac. “A Globo cria encantamento e, por isso, os Estúdios Globo serão também palco dessa grande festa, que terá espaço para a dramaturgia, para o humor, para variedades, para o esporte e para o jornalismo”, acrescenta a diretora de gênero Mônica Almeida.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 21 de abril de 2025