Agora, além dos EUA, Coreia do Sul e Austrália, Espanha e Filipinas também estão participando dos testes
A partir desta segunda-feira (17), o Brasil entra na lista de países que estão testando a opção para realizar denúncias de fake news no Twitter.
Além do país, Espanha e Filipinas também entraram na fase de teste dessa nova tecnologia. Até então, apenas Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália tinham a ferramenta disponível.
“Até agora, recebemos em torno de 3 milhões de denúncias de tweets que violam nossas políticas, além de ajudar a entender novas tendências de desinformação”, informou o comunicado.
Today we're expanding this test feature to folks tweeting from Brazil, Spain, or the Philippines. Till now we've received around 3M reports from you all, calling out Tweets that violate our policies & helping us understand new misinformation trends.
— Twitter Safety (@TwitterSafety) January 17, 2022
Stay tuned for more to come. https://t.co/wB3P66Dl1Q
Há duas semanas, o Twitter virou alvo de críticas por entidades e usuários pelo fato de ainda não ter disponibilizado a opção para denunciar notícias falsas nas redes.
A repercussão, à época, levou os termos #TwitterApoiaFakeNews, #TwitterOmisso, #TwitterCumplice e #TwitterVergonhoso aos trending topics do Twitter no Brasil.
O caso ainda foi parar no Ministério Público Federal, que chegou a encaminhar um ofício no qual questiona a plataforma sobre o motivo de não existir esse mecanismo para denunciar fake news.
A decisão anunciada hoje pelo Twitter – a de incluir o Brasil na lista de países que estão fazendo o teste – acontece antes dos dez dias úteis estipulados pelo MPF para que o Twitter apresentasse uma explicação sobre a ausência da ferramenta contra as notícias falsas.