A campanha 'Unbox Me' explora o tema dos segredos e destaca desafios das crianças transgênero
O Unaids, FCB India e a GCB Chicago lançaram o projeto “Unbox Me”, uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre os direitos de crianças transgênero e permitir que elas abracem suas personalidades.
Parte da campanha #SeeMeAsIAm, “Unbox Me” explora o tema dos segredos, buscando destacar os desafios das crianças transgênero, como o fato de serem forçadas a ficar "no armário" e o desconforto com seu gênero atribuído, muitas vezes desde os dois anos de idade.
“Na Índia, as crianças geralmente têm uma caixa que usam para guardar seus bens mais preciosos. No caso das crianças trans, entretanto, elas precisam esconder suas caixas de tesouro, pois alguns de seus bens mais preciosos não condizem com a norma de gênero que sociedade espera deles”, explicou Swati Bhattacharya, Creative Chairperson da FCB Índia e criadora da campanha.
Para a divulgação da campanha, as agências enviaram caixas para pessoas de destaque da comunidade trans em vídeos que fazem alusão aos “unboxings”.
“A diversidade de gênero não é um problema apenas para adultos, mas para pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Existem milhares de crianças em todo o mundo como as que enviaram suas caixas, e elas desejam expressar e reivindicar suas identidades”, afirmou Mahesh Mahalingam, Diretor de Comunicação e Apoio Global do UNAIDS.
A iniciativa já contou com a participação de figuras importantes, como a cineasta indiana Zoya Akhtar e a jornalista de TV, Barkha Dutt. Além disso, professores de muitas escolas difundiram a mensagem em suas próprias comunidades de pais, alunos e mestres.
O “Unbox Me” se baseia em mensagens semelhantes às do trabalho realizado pelo UNAIDS e a FCB em sua parceria que já dura um ano.
No Dia Internacional da Visibilidade Transgênero de 2021, eles lançaram “The Mirror”, filme escrito por Bhattacharya que apresenta um menino olhando no espelho e se vestindo de mulher. A campanha visava promover a conscientização sobre a identidade de gênero durante a infância.