Estudo da organização, feito em conjunto com o BID e a OCDE, fala sobre os efeitos da Inteligência Artificial na vida profissional das mulheres

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em conjunto com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), lançou um relatório sobre os efeitos da Inteligência Artificial na vida profissional das mulheres.

No documento, o Bradesco figura como referência no uso responsável da Bia, sua Inteligência Artificial, no combate ao assédio de gênero, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo.

Assim como outros chatbots que foram personificados como femininos, a Bia foi alvo de assédio e, em 2020, ela recebeu mais de 90 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Desta forma, em 2021 o banco anunciou apoio à iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO, ao atualizar as respostas da assistente virtual a fim de ajudar a redefinir as visões sobre gênero.

Em conjunto com a Organização das Nações Unidas, o banco lançou uma campanha de combate a situações de violência e preconceito de gênero, que tinha o objetivo de conscientizar o público e colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária, de respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres.

O filme, veiculado em rede nacional, registrou mais de 194 milhões de visualizações no meio digital, tornando-se o comercial do YouTube mais assistido no país em 2021.

“Campanhas como esta, constituem um passo importante para promover os direitos humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto da IA", comentou Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.

De acordo com a diretora executiva do Bradesco, Glaucimar Peticov, a iniciativa reflete uma mudança interna que o banco vem adotando em diversas áreas. “Ampliamos as vozes das mulheres na discussão de um tema urgente, que precisa ser combatido: o assédio e violência de gênero, seja on ou offline”, afirmou a executiva.

A atualização das respostas da assistente virtual, a BIA, também foi estendida à inteligência humana – as atendentes do Bradesco receberam diretrizes de resposta atualizadas para prevenir o assédio.

A ação influenciou o trabalho de times de RH, Marketing e Tecnologia do banco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), que provocam reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+.

“Todos os dias expandimos nossas iniciativas educacionais com um compromisso genuíno de construir uma sociedade madura e respeitosa", acrescentou a diretora executiva do Bradesco.