Queríamos nos aproximar dos fãs dos super-heróis de forma imersiva

A 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, realizada no Centro de Convenções La Rural, em Palermo, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, entrou no seu segundo dia com o painel ‘El poder de las colaboraciones para llegar al corazón de los consumidores’, ministrado por Gabriela Carracedo, front line senior marketing director da The Coca-Cola Company para a Argentina e Uruguai.

A inovação dá a tônica dos 138 anos de história da Coca-Cola. Com o consumidor no centro das estratégias de comunicação, a marca imprime uma dinâmica de parcerias não só para lançar produtos, mas para surpreender e se conectar com as novas gerações.

Sob o mote ‘Magia de verdade’, uma das collabs foi realizada no início deste ano com a Marvel. “Queríamos nos aproximar dos fãs dos super-heróis de forma imersiva”, frisou Gabriela. Além de latas colecionáveis, a ação integrou ativações nos pontos de venda e desdobramentos no ambiente digital.

Com os biscoitos Oreo, da Mondelez, a intenção foi ofertar uma experiência de sabor única. A ação, mantida por três meses, fez parte da plataforma Coca-Cola Creation. No meio digital, contou com o reforço do Spotify. “A novidade provocou o esgotamento dos estoques em pouco tempo”, contou Gabriela.

Já com a plataforma Coke Studio, a parceria é com artistas e festivais de música. Mas não é só a Coca-Cola que atrai colaboradores. A Fanta também ativou a marca neste ano em conjunto com a Warner, no lançamento do filme ‘Beetlejuice - Os fantasmas se divertem’. A ação instigava os jovens a experimentar o novo sabor do refrigerante, no Halloween. Fanta se juntou também ao Pac-Man, um dos games mais famosos dos anos 1980.

Gabriela ainda lembrou de campanhas que fortalecem os laços da marca com os argentinos em filmes criados pela Grey, da WPP. As peças posicionam a Coca-Cola como testemunha de momentos inesquecíveis entre parentes e amigos.

Festival
Em cerimônia marcada para 19h, o festival revelará os vencedores dos prêmios El Ojo Directo, El Ojo Sports, El Ojo PR, El Ojo Media, El Ojo Vía Pública, El Ojo Transformación Creativa del Negocio, El Ojo Contenido, El Ojo Local e El Ojo Mejor Idea Latina para el Mundo.

O festival termina nesta sexta-feira (15). O julgamento das peças começou no dia 29 de outubro com mais de 300 jurados, que votaram de forma online, e 18 presidentes de júri. Eles selecionaram os finalistas e, em seguida, os vencedores de Ouro, Prata e Bronze.

Entre presidentes e jurados brasileiros, o Brasil somou 48 profissionais, que ajudaram a escolher os trabalhos mais criativos da América Latina. Um grupo de 43 brasileiros analisaram trabalhos em 17 das 19 categorias do festival.

Entre os cinco presidentes de júri do Brasil, estão Vanessa Giannotti, vice-presidente de mídia da Ogilvy Brasil e líder BR de OpenX na WPP; Fred Luz, diretor da O2 Filmes; e Rafael Urenha, sócio-fundador e CCO da Galeria. Eles lideraram os júris de Media, Producción Audiovisual e Digital & Social, respectivamente. Já Paulo Areas, CCO e head of business transformation da TBWA Espanha, comandou o júri de Direct, enquanto Vanessa Brandão, diretora de marketing global para core beer do grupo Heineken, conduziu o de Eficácia.

Os brasileiros também estão entre os conferencistas: Rafael Nasser, CEO da Hogarth Brasil; Keka Morelle, CCO Latam da Ogilvy Latina; Bruno Regalo, global chief design officer da TBWA Worldwide; e Icaro Doria, presidente e CCO da DM9. Neste ano, mais de 30 profissionais apontaram o caminho a ser trilhado pela criatividade nos próximos anos, com inclusão, tecnologia e inteligência artificial.