Produção narrada por Luana Piovani alerta sobre os estágios do ciclo da violência e busca conscientizar mulheres em situação de risco
O UOL, por meio da plataforma Universa, e o Instituto Gloria lançaram a audiossérie 'Loveless Story', uma produção que alerta sobre os sinais que antecedem o feminicídio. Narrada pela atriz Luana Piovani, a série foi idealizada pela agência Artplan e se baseia em um estudo da criminologista britânica Jane Monckton Smith, que analisou 372 casos de mulheres assassinadas por parceiros ou ex-parceiros.
A pesquisa identificou um padrão de oito estágios que levam ao feminicídio, e cada episódio da série explora um desses sinais dentro da história fictícia de Eduardo e Julia, um casal cuja relação se transforma em um ciclo de violência fatal.
O lançamento da série ocorre em um cenário alarmante: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 85 mil mulheres e meninas foram assassinadas intencionalmente em 2023, uma média de 232 vítimas por dia. A maioria dessas mortes ocorre dentro de casa e é cometida por companheiros ou familiares.
Para Cristina Castro, CEO do Instituto Gloria, a produção tem potencial de salvar vidas. "Deixar claro para nós, mulheres, o próximo passo é fundamental. É a única forma de sairmos de um contexto de violência antes de sermos mortas pelo único fato de sermos mulher."
A audiossérie será disponibilizada nas principais plataformas de áudio e dentro dos programas de Universa, como Acessíveis, Desculpa Alguma Coisa e Sexoterapia. A iniciativa ainda contará com uma campanha 360º, abrangendo mídia online e offline, além da participação de talentos do UOL, como Titi Müller, Maria Ribeiro e Cristina Fibe.