Com criação da Artplan, ação integra o projeto 'Amazônia live – Hoje e sempre', promovido pelo The Town e Rock in Rio
A Vale apresenta sua nova campanha institucional como parte do patrocínio ao movimento 'Amazônia live – Hoje e sempre', promovido pelo The Town e Rock in Rio. Com criação da Artplan, a ação utiliza inteligência artificial para transformar folhas reais da floresta amazônica em peças digitais, abordando o vínculo da mineradora com a Região Norte, onde mantém operações há quatro décadas.
A campanha mescla imagens captadas em áreas verdes de Belém com composições visuais geradas por IA.
A narrativa do filme é conduzida pela voz da cantora Gaby Amarantos, que reforça a identidade paraense da campanha. A floresta é retratada como protagonista, em um roteiro que propõe uma escuta simbólica da Amazônia. A trilha sonora original utiliza sons da natureza e ritmos locais.
“Queremos apresentar como praticamos na região uma mineração comprometida com a conservação da floresta e o bem-estar das comunidades”, afirma Leandro Modé, diretor de comunicação e marca da Vale. Já Ricardo Weitsman, diretor-executivo de criação da Artplan, destaca o uso da tecnologia com responsabilidade: “Fotografamos e mapeamos cada folha no local, sem retirar nada da natureza. A floresta foi nossa fonte e o nosso limite”.
Com veiculação nacional em canais digitais, a comunicação conta ainda com peças gráficas e ativações interativas. O movimento 'Amazônia live – Hoje e sempre' também prevê uma programação cultural de grande escala.
No dia 17 de setembro, um especial de TV será transmitido do Rio Guamá e trará Mariah Carey ao lado de artistas como Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara, em um palco flutuante. Três dias depois, o Estádio Mangueirão recebe Ivete Sangalo, Viviane Batidão e o baile da Lambateria com Lia Sophia em um evento gratuito.