Animação foi criada pela BETC Havas e produzida pela Vetor Zero

O curta-metragem 'Mancha teimosa' foi lançado no sábado (15) durante o Festival Maquinaria, no Rio de Janeiro, pela Vanish, com criação da BETC Havas e produção da Vetor Zero.

Na história, uma criança sofre bullying na escola, mas guarda seu sofrimento em silêncio. O sentimento de insegurança é simbolizado por uma mancha na camisa, resultado de um episódio de bullying. Quando a mãe percebe a mancha, isso dá início a uma conversa reveladora, onde, à medida que as palavras surgem, as manchas começam a desaparecer.

A campanha também alerta sobre os sinais que podem indicar a violência sofrida pela criança. “Pesquisas apontam que manchas no uniforme podem ser um dos sinais de bullying, junto a outros indicadores, como estojos e cadernos danificados, mudanças de comportamento ou queda no desempenho escolar”, afirma Sophie Schönburg, VP de criação da BETC Havas.

A ação faz parte da campanha #VanishSalvaSeuUniforme, que, há três anos, se comunica com pais e mães, posicionando a marca como parceira na conservação dos uniformes escolares durante o período de volta às aulas.

O curta será exibido nos trailers de cinemas a partir de 20 de fevereiro e também estará disponível em plataformas de streaming e digitais. Além disso, a campanha incluirá ações OOH e ações nas escolas, em parceria com a Abrace – Programas Preventivos, organização que fundou o programa Escola Sem Bullying e prepara instituições há 12 anos com recursos para combater a violência escolar.

A colaboração também contará com um e-book para educadores, alunos e famílias, com o objetivo de promover o diálogo sobre o tema. Serão ainda disponibilizados livros paradidáticos, um curso sobre prevenção ao bullying e planos de aula exclusivos para que os professores abordem a temática nas escolas.