Com criação da BETC Havas, o case 'manchas invisíveis' foi premiado na última edição de Cannes
A marca Vanish e a Abrace – Programas Preventivos lançam o livro ‘A Mancha do Bullying’, iniciativa que amplia a campanha 'Vanish Salva Seu Uniforme' ao propor uma abordagem educativa sobre a identificação e a prevenção do bullying no ambiente escolar. A obra é inspirada no curta-metragem criado pela BETC Havas e premiado em Cannes em 2025.
Voltado a pais, responsáveis e educadores, o livro utiliza uma narrativa lúdica para tratar das chamadas 'manchas invisíveis' deixadas pela violência entre crianças e adolescentes.
A publicação parte da história apresentada no filme, em que uma mancha no uniforme escolar funciona como gatilho para uma conversa entre mãe e filho, e adapta o conteúdo para o formato impresso, com foco em mediação e diálogo.
Com 32 páginas, ‘A Mancha do Bullying’ aborda sinais físicos e emocionais associados ao bullying. Além de manchas frequentes no uniforme, o material destaca possíveis indícios como hematomas, objetos escolares danificados, alterações de comportamento, ansiedade e resistência em frequentar a escola.
O lançamento do livro será apresentado ao público durante uma edição especial do Festival Maquinaria, no dia 10 de janeiro, no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro. A programação inclui atividades sensoriais para crianças e ações de contação de histórias, conectadas à temática da obra.
Além da distribuição de exemplares físicos no evento, a iniciativa prevê a entrega de versões digitais e materiais de apoio a educadores por meio do Programa Escola Sem Bullying, com o objetivo de ampliar o alcance do conteúdo nas escolas e estimular ambientes mais acolhedores.

“A volta às aulas é um momento chave para Vanish, e queremos aprofundar nossa conexão com as famílias indo além do cuidado com os uniformes. O lançamento do livro materializa nosso propósito de forma lúdica: queremos criar um ambiente no qual as crianças tenham total liberdade para brincar, imaginar e até se manchar”, afirma Ana Paula Tintim, head de marketing de Vanish.
“Quem tem filho sabe: a gente quer o uniforme bem cuidado e livre de manchas. Mas parte do cuidado também é abordar assuntos difíceis, como a mancha do bullying. Falar por meio do brincar e da imaginação é uma oportunidade única. A campanha já foi um sucesso, e agora toma forma de livro lançado no Festival Maquinaria”, conta Diego Ferrite, diretor de criação da BETC Havas.