Veja um vídeo da iniciativa:
A Vans, marca original dos esportes de ação e ícone de expressão criativa, orgulhosamente anuncia o segundo Vans Checkerboard Day. A edição de 2020 será realizada na próxima quinta-feira, 19 de novembro.
Segundo a empresa, a iniciativa global levanta a bandeira quadriculada do poder da expressão criativa e, especialmente neste ano, dará foco especificamente no papel da criatividade em ajudar pessoas e comunidades a lidar com a saúde mental e o bem-estar em todo o mundo.
“Passamos a maior parte do ano distantes, e isso tem sido difícil, mas, apesar do isolamento, tanto físico quanto psicológico, somos e sempre seremos a Família Vans, conectada eternamente pela criatividade”, afirma Doug Palladini, presidente global da Vans. “Um estudo recente da Complex mostrou que, somente nos Estados Unidos, metade dos jovens está mais estressada e ansiosa agora do que antes do início da Covid-19. Através do poder da criatividade, nossa missão para o Vans Checkerboard Day 2020 será demonstrar que os menores atos de expressão podem ter um grande impacto sobre nosso bem-estar pessoal e coletivo”.
Segundo Maíra Anastassakis, diretora da marca no Brasil “o Vans Checkerboard Day é um convite para que pessoas encontrem, pratiquem e compartilhem a criatividade ao redor do mundo. Independente do que fazemos, somos todos criativos.”
A Vans apoiará 10 instituições beneficentes em todo o mundo. Em comum, elas compartilham o propósito de usar programas focados em criatividade como recursos para lidar com agentes estressores que afetam a saúde mental e o bem-estar. Para isso, a marca doará um total de US$ 1 milhão, sendo US$ 100 mil para cada instituição. No Brasil, a ONG Social Skate será beneficiada com o valor.
Sandro Testinha, presidente da ONG Social Skate adiciona: “em nossos projetos de educação, cultura e esporte, nós sempre estimulamos a criatividade de diversas maneiras, e o mais interessante são as reações das crianças e dos jovens ao verem os resultados das suas atividades que foram concebidas através da criatividade.”
As doações serão feitas via Vans Checkerboard Fund na Tides Foundation ou doação direta da Vans para uso em sua missão de melhorar a saúde mental e o bem-estar de jovens em todo o mundo através da criatividade.
Além da brasileira, as instituições apoiadas deste ano são: Get Lit-Words Ignite, The Skatepark Project, Arte Por La Vida, Singapore Association for Mental Health, Buku Jalanan Chow Kit, World of Art Brut Culture, Campaign Against Living Miserably, The Wave Project e The Ben Raemers Foundation.
A marca também quer engajar os fãs no ambiente digital. Até 19 de novembro, a Vans convocará fãs do mundo inteiro a participar de diversas iniciativas focadas em celebrar e conscientizar sobre o poder da auto expressão criativa como um recurso para a saúde mental e o bem-estar. Conheça diretamente dos embaixadores globais da marca, como Tony Hawk, Anderson .Paak, Catalina Bu, Yaya Zahir e outros, sobre como suas próprias formas de auto expressão criativa os ajudam.
Os fãs podem visitar a página oficial do projeto para saber mais sobre as entidades participantes e o impacto que o primeiro Vans Checkerboard Day teve em 2019. Confira o depoimento de Tony Hawk: