Luís Antonio Vargas, que trabalhou durante 39 anos na Petrobras, boa parte deles nas áreas de comunicação e publicidade,   acaba de anunciar sua aposentadoria.

“Dei minha modesta contribuição para que a companhia atingisse seu apogeu de conquistas e realizações. Neste ‘viés de baixa’ da Petrobras, como diriam os economistas, mas não fugindo da luta, considero que é hora de uma nova geração de empregados trabalhar para levar a Petrobras ao patamar de onde nunca deveria ter saído.”, disse Vargas, em comunicado via e-mail aos principais colegas do mercado publicitário.

O executivo ocupou diferentes cargos:  de junho de 1997 a junho de 1999 foi Superintende de Comunicação Institucional, cargo que hoje tem a denominação de Gerente Executivo. Também foi Gerente de Publicidade em dois períodos: de 1986 a 1995 e ode dezembro de 2004 a junho de 2012. Além de publicidade, também foi Gerente de Planejamento e Gestão, Gerente de Atendimento e Articulação Regional, Coordenador de Relações Públicas. Desde junho de 2014, ocupava o cargo de Assistente do Gerente Executivo de Comunicação Institucional (agora denominada Comunicação e Marcas).

Vargas recebeu inúmeros prêmios em publicidade e marketing – como Homem de Marketing do Brasil, em 1998 (Editora Referência e FGV), Profissional de Propaganda no Colunistas Rio, em 2008 e Executivo de Anunciante do Ano, em 2009, pela Associação Brasileira de Propaganda.

 Dos 39 anos de Petrobras, Vargas ocupou funções gerenciais por 35 anos. Prestou o concurso em meados de 1976 e fui admitido em janeiro de 1977. Antes, trabalhou na L&M Propaganda, onde era assistente do Lindoval de Oliveira. 

A Petrobras, que de fato está passando por uma grave crise, vem cortando investimentos em publicidade – 30% é o volume oficial – e iniciou há três anos um programa de demissões voluntárias. Vargas teria participado do programa junto com cerca de 5 mil funcionários. 

Ainda segundo o comunicado, seus planos são de descansar e escrever um livro de  memórias  sobre sua experiência na área de comunicação da Petrobras.