País recebeu 46 Lápis, número foi bem superior ao do ano passado, quando o mercado conquistou 28 prêmios

O Brasil conquistou 46 Lápis no D&AD 2025, número bem superior ao do ano passado, quando o mercado recebeu 28 Pencils e a AlmapBBDO foi a mais premiada. O resultado também reflete o aumento de inscrições do país no festival, que foi de 50,63%. Este ano, porém, a premiação foi bem pulverizada e se destacaram bastante os projetos internacionais feitos pelas produtoras locais em parceria com agências de fora. O país ganhou três Yellow Pencils; 12 Graphites e 31 Woods.

O primeiro Yellow foi para o projeto ‘In Transit’, da norte-americana Area 23 (IPG Health) com os estúdios Famous Who?, de São Paulo, Lado Animation e a produtora de áudio Bumble Beat, para Callen-Lorde, Metropolitan Transportation Authority. O outro Yellow ficou com a animação ‘47’, da Klick Health para Café Joyeux, com coprodução entre Zombie Studio e Canja Audio Culture, envolvendo Brasil, Canadá e Estados Unidos.

A VML garantiu o terceiro Yellow Pencil brasileiro com o case ‘Thanks for Coke-creating’, criado para a Coca-Cola, em uma parceria com os escritórios da rede no Brasil, Indonésia, México e Estados Unidos. A agência também levou mais três Graphite Pencils e dois Woods com o projeto. Vale lembrar que a campanha que convidava comerciantes de vários lugares do mundo a recriarem o logo da Coca-Cola foi uma das mais premiadas no Cannes Lions 2024.

A AlmapBBDO e a DM9 também ganharam seis troféus cada uma, mas com peso menor para os prêmios. A Almap conquistou dois Graphite Pencils (com 'Menopause Mode' para LG e 'BK Taste Lawyers' para Burger King) e quatro Woods, enquanto a DM9 recebeu um Graphite (com 'Clean Sponsorship' para Consul) e cinco Woods.

A Africa Creative recebeu três Wood Pencils, com o filme ‘Jovem MK - Meu Karma’ para Kondzilla, em Music Video e Cinematography. A BETC Havas ganhou um Graphite na categoria estreante Creator Content, com o projeto ‘Malekus. The Last 600.’ para The Rainforest Lab, e um Wood com a animação ‘The Bully Monster’, em Health & Wellbeing, para Reckitt.

A MRM conquistou dois Woods na categoria Commerce com o projeto ‘Makeup Payment’ para Mastercard. A David São Paulo recebeu um Wood com ‘Shot on Faber-Castell’, para Faber-Castell, em Illustration, e a Wieden+Kennedy SP levou um Graphite para Nike com ‘Sport the Fight’, em Commerce.

Confira abaixo os prêmios brasileiros:

Internacionais
No total, o D&AD 2025 entregou 668 Lápis, sendo três Black Pencils, equivalente ao Grand Prix do festival. Eles foram para: Iconoclast LA com ‘A$AP Rocky - Tailor Swif’; FCB New York com ‘Spreadbeats’ e W Conran Design para ‘Designing Paris 2024’.

Houve aumento no número de Lápis distribuídos neste ano em relação a 2024, quando o mercado global recebeu 625 prêmios, porém quatro Black Pencils. Foram distribuídos três White Pencils; 48 Yellow Pencils; 176 Graphite; 434 Wood e quatro Future Impact Pencils.

A FCB New York foi nomeada como a Agência do Ano; a Serviceplan é a Agência de Design; a Division recebeu o troféu de Produtora do Ano; A Apple é o Cliente do Ano; a Serviceplan, a Rede Independente e a FCB, a Rede do Ano.

De acordo com a organização do festival, neste ano, os jurados enfatizaram a importância da visibilidade comercial do trabalho criativo, e não apenas a ideia pela ideia. O objetivo foi encontrar trabalhos que realmente tiveram impacto nos negócios das marcas e mudaram o comportamento do consumidor. No total, o festival recebeu 11.689 inscrições, de 86 países, uma diversidade recorde para o D&AD.