Pesquisa divulgada pela plataforma de descontos CupomValido.com.br com dados da Statista mostra como o brasileiro se comporta com compras online
As vendas online se estabeleceram no Brasil e, segundo o estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br com dados da Statista, a expectativa é que o segmento se mantenha em 20% em 2022 e nos próximos anos e em 2025 o volume chegue a R$ 465 bilhões.
Dentre todos os países, a taxa de 20% de crescimento anual brasileira é a maior e quase duas vezes maior que a média mundial (11,3%).
Segundo a pesquisa, o crescimento de compras online no Brasil é alto, pois o índice de penetração (porcentagem das pessoas que realizam compras online cotidianamente) ainda é baixo. No Brasil, apenas 49% das pessoas realizaram uma compra online nos últimos 12 meses. Em compensação, no Reino Unido (país líder neste fator), o índice de penetração é de 84%.
Em relação aos compradores online, em 2021 o número de brasileiros adeptos à prática era de 114 milhões, mas em 2022 a projeção é de 123 milhões. Já em 2025, a expectativa é que este número suba para 138 milhões, registrando um crescimento de mais de 12%.
O que os brasileiros compram
As opções de produtos vendidos online são infinitas, mas, de acordo com o estudo, os vestuários são os itens mais comprados pelos brasileiros, seguidos por eletrônicos, calçados, acessórios, produtos de farmácia e, por fim, comida.
A pesquisa também apontou que a maneira preferida de os brasileiros realizarem compras online é via smartphone, seguido por notebook, computador, tablet e smart TV.
Ainda de acordo com o estudo, os 3 principais fatores que os brasileiros consideram como vantagens da comprar online são a entrega diretamente na residência, promoções com preços menores que as lojas físicas e a variedade de produtos ofertados. Mas, em contrapartida, os 3 principais fatores negativos são a dificuldade em realizar troca, a demora no tempo de envio e não ter a possibilidade de contato prévio com o produto.