Segundo o relatório “O Cenário de Vendas no Brasil”, vendedores de alto desempenho sempre colocam os clientes em primeiro lugar

O relatório “O Cenário de Vendas no Brasil 2022”, divulgado pelo Linkedin, apontou que, com a necessidade da digitalização e aprimoramento das tecnologias impulsionadas pela pandemia, o setor de vendas B2B foi permanentemente impactado.

O estudo aponta que os vendedores pretendem aumentar, no mínimo, 63% o uso de soluções tecnológicas em suas empresas neste ano, em relação a 2021.

Além disso, o relatório também destacou os profissionais que investem em inteligência de dados e apostam em ferramentas digitais e capacitação para colocar as prioridades dos clientes à frente do negócio. Entre as ferramentas específicas mais utilizadas pelos entrevistados, estão colaboração/apresentação virtual (61%), CRM (58%), planejamento de vendas (56%) e inteligência de vendas (53%).

Os dados do LinkedIn mostram ainda que as habilidades no uso do CRM são altamente valorizadas pelos empregadores e, portanto, estar apto ao uso inteligente deste recurso é uma competência que figura no topo da lista de preferências.

Com o aumento das operações de vendas e receita, os dados estão desempenhando um papel central na forma como as organizações planejam o futuro, desde a atribuição de territórios até o direcionamento de contas, setores e geografia. À medida que esta inteligência se torna uma realidade, mais da metade dos vendedores (53%) consideram como maior desafio os dados incompletos e as outras duas principais adversidades sobre o tema são os dados imprecisos de mercado (46%) e informações desatualizadas no CRM (43%).

“Sabemos que a venda virtual é uma realidade no mundo atual e, para que as transformações nesse setor ocorram, não basta implementar uma tecnologia e torná-la mandatória, é preciso contar com o apoio que envolve tanto habilidades técnicas quanto recursos humanos capacitados para traduzir as necessidades dos clientes”, afirmou Sandro Carsava, Head de Soluções de Vendas do LinkedIn na América Latina.

O estudo também apontou 52% dos entrevistados aumentaram os esforços para expandir as suas conexões no LinkedIn em 2021 e que trabalhar próximo à área de marketing é uma estratégia de boa performance, uma vez que 73% dos entrevistados que tiveram melhores desempenhos afirmaram que os leads foram “excelentes”.

“As equipes de vendas de melhor desempenho entendem que o marketing, em todas as suas formas – desde a construção da marca até a geração de leads –, é fundamental para ajudar a garantir que os vendedores contatem compradores que já estejam na metade da jornada”, explicou Carsava.

A pesquisa também revelou que o uso de ferramentas que analisam a intenção de compra para encontrar clientes prontos para fechar negócios em um curto prazo é cada vez mais central no processo de venda e quase todos os vendedores (95%) disseram que determinar a intenção do comprador é importante para sua organização.