Verba é para quatro agências pelos próximos cinco anos
De acordo com o edital de licitação publicado o Diário Oficial da União na primeira semana de janeiro deste ano, o Banco do Brasil está se preparando para consolidar a maior concorrência para contratação de agências de live marketing já realizada no país. O valor total para um período de 60 meses de compromisso das quatro fornecedoras será de R$ 1,9 bilhão.
O prazo para a entrega das propostas é o dia 21 de março na sede do BB em Brasília, e endereçada à comissão de licitação que vai cumprir etapas que incluem a certificação das credenciais (documentos fiscais), proposta criativa e preço.
A segunda seção pública será entre abril e maio, sem data definida. O BB promete anunciar o resultado da disputa no mês de junho.
São dois lotes em disputa: o primeiro com orçamento total de R$ 1,330 bi que envolvem as disciplinas de publicidade, divulgação, publicações, promoção de eventos, patrocínios e ações de endomarketing.
O segundo lote, com verba de R$ 670 milhões exige das agências vencedoras a entrega de premiações, incentivo e mobilização.
O edital, porém, deixa claro que o BB pode ou não usar a totalidade do orçamento, mas que também pode fazer acréscimo de 25% do valor atualizado do contrato.
O que o BB pede às agências no briefing básico? A assessoria de comunicação encaminhou as respostas à pergunta do propmark.
O BB pede que as licitantes apresentem uma proposta de plano de marketing promocional com o seguinte conteúdo:
1) Conter o desenvolvimento de ação de marketing promocional/live marketing, baseada no conteúdo deste briefing e apresentar o desenvolvimento do plano promocional, com clareza na descrição do raciocínio e estratégia, da solução e da forma de implementação;
2) Apresentar um calendário de ações para o ano de 2025, contemplando o período de 12 meses;
3) Também deverão ser considerados os principais ativos do BB, tendo como referência o ano de 2024, como por exemplo as ações de esporte, como Circuito de Vôlei de Praia, Circuito de Surf, as ações de Cultura, programação dos Centros Culturais Banco do Brasil, os shows e festivais, como turnê de Caetano e Bethânia, Gilberto Gil, Turnê Áurea com Alok, Festival João Rock, Afropunk, entre outras, os eventos de tecnologia como WebSummit, Rio Innovation e as diversas ações realizadas pelo BB;
4) O calendário a ser apresentado deverá também considerar os grandes eventos regionais, nacionais e internacionais a serem realizados em 2025;
5) Detalhar cada ação pertencente ao calendário proposto e evidenciar como as ações contribuem com a atuação negocial do Banco do Brasil.
6) Ter identidade visual, criada especialmente para a ação, aplicada em todos os elementos e materiais que compõem a ação, observando a Plataforma de Marca do Banco do Brasil;
7) Contemplar ações promocionais e/ou de relacionamento e/ou de experiência, para o público externo, clientes e não clientes;
8) Contemplar ação de endomarketing para motivação do público interno, estratégias de disseminação das informações e de marketing de incentivo;
9) Demonstrar integração entre criação e planejamento, de forma que a proposta apresente criatividade e inovação em sua construção, com integração de ações, detalhadamente apresentadas;
10) Apresentar planejamento consistente com a estratégia e exequível com o recurso proposto, observando as orientações do item 5.6;
11) Apresentar proposta minuciosa, contendo tabela de previsão de custos detalhada, observando as orientações do item 5.6, cronograma de ações, além da previsão de realização de ações burocráticas para a execução da campanha (viabilização legal da ação);
12) Apresentar modelo para monitoramento e medição de resultados das ações da campanha, com sugestão de indicadores de performance (KPIs).