Nova campanha tem o objetivo de alertar sobre riscos do Vírus Sincicial Respiratório em crianças

A AstraZeneca apresentou a campanha ‘Com a bronquiolite não se brinca’, voltada à conscientização sobre os riscos do Vírus Sincicial Respiratório, principal causa de bronquiolite e pneumonia em crianças com até dois anos de idade.

O VSR é responsável por 80% das bronquiolites e 60% das pneumonias nessa faixa etária e, segundo a Fiocruz, vem contribuindo para o aumento de hospitalizações infantis durante o outono.

Com criação da PiU Comunica, a campanha aposta em uma estratégia 100% digital, com relatos de mães, influenciadoras e especialistas da área da saúde. O vídeo principal traz depoimentos como o de Débora Melo, mãe do Arthur, que nasceu prematuro e desenvolveu bronquiolite aos 10 meses, sendo internado em UTI. Também participam a criadora Shirley Hilgert, do canal Macetes de Mãe, e a influenciadora Viih Tube, que protagoniza um vídeo com a pediatra Priscilla Massote para tirar dúvidas comuns sobre a doença.

"Sentimentos de culpa, desamparo e solidão permeiam a experiência dos responsáveis por bebês que desenvolveram bronquiolite. Por isso, buscamos trazer empatia e informação com uma campanha que fala com quem mais precisa: mulheres que muitas vezes dependem da rede pública de saúde e não têm acesso fácil a conteúdo confiável", afirma Claudia Carmello, head de estratégia da PiU.

Para complementar a ação, foi desenvolvida uma cartilha informativa e uma página dedicada com orientações práticas sobre o VSR, sintomas da bronquiolite, grupos de risco e medidas preventivas.

"Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso ao conhecimento necessário para proteger as crianças contra o VSR", reforça Karina Fontão, diretora médica da AstraZeneca Brasil.