Assistir TV e navegar na internet ou navegar na internet e assistir TV? A ordem, definitivamente, não altera em nada o objetivo do novo projeto criado pelo Portal Virgula e pelo Grupo Mix de Comunicação. A novidade que une essas duas empresas é a compra de parte do Virgula, comandado por Luiz Calainho, por Fernando Di Genio Barbosa, presidente do Grupo Mix. O primeiro fruto dessa junção de operações dá vida ao Virgula.Mix, programa transmídia e multiplataforma com exibição diária, ao vivo, em vários canais simultaneamente.

Gabriel Quintão e Bruno Kepper/Virgula.

Helio Gomes, CEO do Portal Virgula, foi responsável por mergulhar nas tendências de comunicação em vídeo e trazer o conceito multiplataforma para a Mix TV, que, ao se unir ao portal, passou por uma reformulação.

“Minha missão foi repensar a Mix TV e fazer a sua integração com o Virgula. A programação, sempre ao vivo, é distribuída em todas as plataformas de vídeo que temos, como o canal na TV, o Facebook Live, os websites de cada veículo e o Periscope, via Twitter. O conteúdo traz o que está bombando na internet, memes e interação com os expectadores”, explica Helio.

A ideia de incorporar o Virgula ao Grupo Mix já estava sendo pensada há algum tempo, comenta Calainho. A estreia foi realizada no dia 11 de julho e se mostra com uma dinâmica diferenciada para os anunciantes. “A ideia é repensar a publicidade clássica para um modelo dinâmico, com esse novo formato que é inovador por unir diversas plataformas em uma mesma transmissão, com públicos diversos”, comenta.

Barbosa, por sua vez, afirma que o modelo de televisão tradicional está cada vez mais perdido para os jovens, que interagem em diversas telas ao mesmo tempo. “Para o nosso público, é muito forte esse conceito multiplataforma. Além disso, o brasileiro tem esse comportamento de atuação intensa nas redes sociais. 

Uma criança de três anos, por exemplo, já sabe acessar o YouTube e pular um anúncio. Então o Virgula vem com essa nova geração nos ajudar a reinventar e reorganizar a grade da TV Mix”, explica. “A nossa audiência é uma somatória de pessoas conectadas ao mesmo tempo em diversas plataformas. Vamos fugir do Ibope tradicional, que não funciona mais porque a dispersão é grande”, diz Barbosa.

A comunicação em todas as plataformas é a novidade que faltava para o mercado, explica o diretor-comercial do Portal Virgula, Wagner Tirapani. “Com essa nova direção de consumo que a internet apresenta, o Virgula, com seus mais de 60 milhões de views por mês, precisava se adequar a essas demandas”, analisa.

Gabriel Quintão e Bruno Kepper/Virgula.

Quatro nomes estão à frente do Virgula.Mix nas telas: Caco de Castro, Osmar Portilho, Kitty Vilas Boas e Márcia Garbin. Pela dinâmica do projeto, também inovadora, dois apresentadores comandam a ação, que envolve ainda dois repórteres volantes e a participação das redações do portal Virgula e da Mix TV. “Uma câmera vai dar o enquadramento do ambiente de uma newsroom, mas os jornalistas e os colaboradores também entrarão no ar por meio de webcams, câmeras de celular ou Skype, não importando como ou de onde. Pode ser na rua, na praia, num festival de rock, no Brasil ou em qualquer outro ponto do planeta”, conta Barbosa.