A Vivo é a patrocinadora do Brasil Open 2016, um dos mais tradicionais torneios do país. A 16ª edição da competição de tênis será realizada nesta semana, entre os dias 22 e 28, em São Paulo. 

“A Vivo acredita que o esporte conecta pessoas, que conectados vivemos melhor. Agora a Vivo está anunciando o patrocínio principal ao Brasil Open, o segundo maior torneio de tênis. Ele é importante porque pontua no ranking mundial. Vai ser bem divulgado, localmente vamos ter uma supervisibilidade e o evento também será transmitido ao vivo nas redes sociais e na TV. Com isso, estamos intensificando ainda mais o vínculo com o esporte”, afirma Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da companhia. “A expectativa é grande”.

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Para a operadora, que vem investindo no esporte como forma de criar conexões com os seus clientes e consumidores, o patrocínio do Brasil Open consolida a empresa como marca apoiadora da modalidade. Em 2015, ela iniciou sua atuação no tênis patrocinando torneios da categoria Challenger e Future, como IS Open, Campeonato Internacional de Campinas, Mundial de Tênis da Riviera e o Vivo Tennis Cup no RJ.

A empresa também patrocina o Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional, e a seleção brasileira de futebol desde 2005.

“O tênis conversa com nosso cliente pós-pago. A Vivo é líder e cresce no segmento. Também temos o Vivo V, um plano pós-pago de altíssimo valor com benefícios aos clientes. Então a gente usa o esporte para se conectar com esse cliente que gosta da modalidade, que assiste e comenta”, explica. Hoje, 57,6% dos clientes da Vivo são pós-pago.

Além do tênis, a companhia patrocina também o futebol, porque, segundo a executiva, “são dois esportes importantes para o Brasil”. “Assim temos os dois lados, o futebol, que é mais democrático, e o tênis, mais elitista”, explica.

Para aproveitar a vinda ao Brasil de Rafael Nadal, um dos maiores campeões da história do tênis e parceiro da marca, para o ATP 500, a Vivo promoveu, semana passada, um encontro dos seus clientes e principais parceiros com o tenista no Rio de Janeiro. Nadal é o embaixador global do Grupo Telefónica e a imagem do craque já foi usada em campanhas no Brasil.

Desafios

Para enfrentar a concorrência das empresas de telecomunicação, que estão operando num mercado que passa por grandes transformações, em que pessoas trocam cada vez mais mensagens por meio de aplicativos, como WhatsApp, a operadora investe na prestação de serviço completa.

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“Hoje as pessoas mandam mensagem em vez de ligar. As pessoas acabam se comunicando mais por mensagem. Estamos atentos a essa mudança de comportamento com a utilização da internet, seja fixa ou móvel”, diz. “A grande mudança é que a internet móvel faz parte do dia a dia das pessoas, como não ocorria no passado. Estamos focados, cada vez mais, em conectar e estar a par do mundo de possiblidades que a internet tem. Por isso estamos investindo na prestação de serviços digitais para acompanhar essa alteração de hábito. As pessoas se relacionam com o banco, com a música e diversos serviços através de aplicativos. O público quer não só uma boa conexão para usar a todo e qualquer momento, mas tam bém um número de serviços amplo”, avalia.

Para concorrer com Whats- App, em outubro do ano passado, a Vivo lançou o Vivo TU Go, aplicativo de ligações e envio de mensagens via internet para telefones móveis para clientes Vivo.

As chamadas realizadas pelo Vivo TU Go são tarifadas diretamente do plano de serviço móvel do cliente, assim como o envio de mensagens. “Estamos atentos para oferecer soluções inovadoras para atender às diferentes necessidades de conectividade dos clientes”, diz a diretora de imagens.
Para atender a essa demanda, a Telefônica Vivo disponibiliza 88 serviços de valor agregado aos seus clientes, abordando desde saúde e bem-estar até o aprendizado de idiomas, sucesso profissional e leitura em geral. São mais de 43 milhões de clientes ativos.

A partir de abril, a Vivo se junta com a GVT e será uma marca única. A diretora de imagem e comunicação da companhia afirma que a meta da empresa é atuar na totalidade dos serviços de comunicação. Como diferencial, segundo Cris, a empresa foca em dois pilares: qualidade e conexão da internet, tanto fixa quanto móvel.

“Esses dois pilares nos ajudam a enfrentar este momento. Mesmo com a mudança nos mercados, as pessoas precisam de conexão. Quanto mais tiver conexão de qualidade, mais o cliente vai estar conectado. A transformação passa por estes dois pilares”.

A empresa está presente em cerca de 3,9 mil cidades, mais de 3,4 mil delas com acesso à rede 3G e 183 cobertas com 4G. No segmento móvel, a operadora tem 79,4 milhões de clientes e detém o maior market share do segmento (29,1%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral, referente ao terceiro trimestre de 2015.

Desde maio do ano passado, com a incorporação da GVT à Telefônica Vivo, a companhia aumentou a sua abrangência no segmento fixo e TV por assinatura em 20 estados e no Distrito Federal.