‘IA delas’ busca sensibilizar as mulheres sobre carreiras em tecnologia por meio de conteúdos de profissionais da empresa

A Vivo anunciou o lançamento do projeto 'IA delas', iniciativa que tem como objetivo incentivar a participação de meninas e mulheres em carreiras ligadas à tecnologia, com foco especial no campo da inteligência artificial. A ação surge em um contexto de baixa representatividade feminina no setor: segundo o Fórum Econômico Mundial, apenas 22% dos profissionais que atuam com IA no mundo são mulheres.

A proposta inclui uma série de conteúdos voltados à sensibilização sobre o tema, combinando dados do mercado com depoimentos de executivas da companhia. Entre elas está Adriana Lika, responsável pela área de IA na Vivo, que compartilha sua trajetória e direciona uma mensagem de incentivo às futuras profissionais do setor.

De acordo com um estudo da consultoria Oliver Wyman, apenas 51% das mulheres que já atuam no mercado de trabalho utilizam inteligência artificial no dia a dia. O projeto busca não apenas evidenciar esse cenário, mas também promover mudanças a partir da visibilidade de exemplos reais e próximos da realidade de muitas estudantes e jovens profissionais.

A iniciativa será integrada a outras frentes já existentes da companhia, como o programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, que trabalha o desenvolvimento de competências digitais entre educadores e estudantes da educação profissional. A proposta é unir esforços para ampliar o acesso de mulheres à tecnologia e fortalecer o papel feminino em áreas estratégicas para o futuro.