Campanha destaca importância de lutar contra o preconceito racial com o uso da tecnologia

A Vivo dá continuidade ao seu posicionamento como empresa de tecnologia antirracista no Mês da Consciência Negra. O projeto reconhece a grandiosidade contida na alegria das pessoas negras, inclusive, como uma maneira de resistência ao racismo ao longo da história. E une celebração com a discussão sobre os vieses racistas encontrados nos algoritmos e ferramentas de inteligência artificial.

"Acreditamos que a tecnologia tem um papel importante na construção de um futuro antirracista. Por isso, com o Projeto Alegria Preta, além de promover a discussão acerca dos vieses raciais, também estamos contribuindo, de fato, para que os algoritmos de inteligências artificiais se tornem mais representativos", afirma Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

A campanha, construída em parceria pela Africa Creative, a agência Spark e a produtora Coração da Selva, tem como carro chefe um filme em que o protagonista é o jogador de futebol Vini Jr, embaixador da Vivo e reconhecido mundialmente pelo seu ativismo e sua alegria dentro e fora de campo. Na peça, por meio do uso de IA foram geradas imagens que representam essa cena para cada um deles, sendo que cada imagem será compartilhada nas redes sociais.