Renata Gomide acha que reconhecimento dos Melhores do PROPMARK foi em função do trabalho da equipe em construir uma marca forte
Renata Gomide, recém-promovida ao cargo de vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, foi eleita pelo mercado, por meio da enquete conduzida pelo PROPMARK, como a Profissional de Marketing do ano. Para ela, este ano foi repleto de conquistas, desafios e novos caminhos.
“Tivemos momentos incríveis, todos pautados pelo compromisso de construir uma relação genuína entre nossas marcas e nossa comunidade. 2022 foi o ano de fortalecermos ainda mais essa característica, que acreditamos ser o que nos diferencia e nos permite continuar nos adaptando para atender à volatilidade do mercado e os novos timings de consumo e, ao mesmo tempo, nos mostrando cada vez mais relevantes para nossos públicos”, avalia.
Renata acredita que este ano o grupo também conseguiu mostrar que quer ser reconhecido por ter marcas que conversam, muito mais do que apenas falam. “É com esse direcional que todas as nossas ações, comunicações e campanhas são pensadas por nossos times, que estão sempre preparados para ouvir os consumidores, antecipando não apenas comportamentos e tendências, mas também conversas relevantes para a construção de uma beleza diversa e positiva”, comenta.
Ela fala que o reconhecimento do mercado é, sem dúvidas, resultado do trabalho de uma equipe supercompetente e consistente que coloca cada vez mais o consumidor no centro das decisões e constrói marcas fortes e desejadas. “No paralelo, busco construir com meu time um ambiente transparente e com muitas trocas entre as pessoas, consolidando uma comunidade de muito apoio e nos desafiando sempre a ir além, garantindo inovação e conexão com as pessoas”.
Para ela, ser uma liderança feminina também tem um gosto especial, principalmente pelo poder de encorajar outras mulheres, mostrando que é possível construir um ambiente seguro de troca, vivências e experimentações. “No Grupo Boticário, trago esse olhar às marcas que estão sob o meu guarda-chuva – O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice?, Beleza na Web, Bio Oil, Nuxe, Australian Gold, Vult, Beauty Box e Dr. Jones – e sinto que em todas elas esse espaço é muito mais do que respeitado, mas pensado e valorizado coletivamente”, comenta.
Este ano para o Grupo Boticário, segundo ela, foi de reforçar os seus compromissos e, ao mesmo tempo, trazer ainda mais inovação e criatividade para as ações das marcas. “Tenho muito orgulho de ver que estamos fechando um período de muita transformação, mas que nos permitiu reforçar ainda mais o olhar para o consumidor, indo além dos seus hábitos de consumo e buscando entender como ele quer interagir e se conectar com as nossas iniciativas, campanhas e produtos”, diz Renata.
“Nos consolidamos, ainda, como uma empresa com propósito. Entendemos que produtos de qualidade, somados à tecnologia, às nossas inovações e aos nossos posicionamentos em agendas importantes, ligadas direta ou indiretamente com nosso mercado, são significativos e devem sempre contribuir para o avanço da sociedade. Essa, certamente, é a principal receita que nos trouxe até aqui e, com certeza, nos levará muito mais longe. Acredito que nos destacamos justamente por buscarmos estar sempre nos movimentando, antecipando tendências. Somos viciados por novidade e queremos sempre trazê-la em primeira mão para aqueles que nos acompanham”, acrescenta.
Renata fala ainda como foi o ano do grupo. Ela conta que começaram com o lançamento de Diversa Beleza, movimento que faz parte da agenda de ESG e uniu O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice?, Vult, O.U.i. e Australian Gold na busca pela ressignificação dos estereótipos que se repetem na publicidade, que ainda virá acompanhado de diversas ações com esse foco, que é um dos compromissos prioritários da companhia.
“Comemoramos 45 anos do Boticário e, para celebrar esse marco tão importante, abrimos o debate sobre recomeços na maturidade e divulgamos uma capacitação gratuita em empreendedorismo para mais de 5 mil mulheres maduras de todo o Brasil”. Ela diz ainda que se conectaram ainda mais com o público gamer e lançaram o movimento Heroínas do Game para alavancar o empoderamento das mulheres nesse cenário. “Além disso, ao lado de Eudora, Boticário inaugurou uma frente inédita de NFTs para o Dia do Batom, tornando ambas as marcas as primeiras do segmento de beleza a eternizar a boca dos consumidores em uma obra de arte digital”.
Ela lembra ainda que Quem Disse Berenice? completou dez anos e posicionaram a marca como precursora de tendências, antenada nas conversas atuais, que traz o lifestyle e a rotina de cuidados de forma descomplicada. Além disso, Bele-
za na Web fez 15 anos em 2022.
O canal foi criado para aproximar profissionais do mercado e influenciadores, seguindo com os planos de expansão de lojas físicas. “Agora na Beauty November, buscando consolidar a visão cross de marcas, aproveitamos as sinergias de Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice? para criar uma ação exclusiva de descontos para impulsionar a Beleza na Web, nossa plataforma de e-commerce. A iniciativa é um importante passo no fortalecimento das nossas estratégias em torno da construção de uma experiência do consumidor cada vez mais integrada”, revela.
Para fechar o ano, O Boticário colocou no ar campanha de Natal que propõe, conforme Renata, resgatar o amor e o respeito como os agentes transformadores capazes de unir as pessoas e restabelecer relações, buscando despertar a reflexão propositiva sobre o poder desses sentimentos para superar as diferenças, ocasionadas pelos mais diferentes temas e motivos. “Foi um ano intenso, cheio de projetos e ações que nos trazem diversos motivos para celebrar. Mas queremos ir além. Não vamos parar”, conclui.