Primeiro lugar ficou com “Avatar disfarçado”, criado para a associação francesa de bem-estar infantil L'Enfant Bleu pela Havas Sports
A Warc acaba de lançar o ranking em que analisa as campanhas, agências e os anunciantes mais premiados em festivais ao redor do mundo ao longo de 2021. Entre as campanhas, o primeiro lugar ficou com “Avatar disfarçado”, criado para a associação francesa de bem-estar infantil L'Enfant Bleu pela Havas Sports & Entertainment Paris, resultado que também colocou a associação como a marca mais premiada.
A ação aproveitou o poder de impacto do jogo Fortnite e criou um avatar disfarçado, o que permitiu que crianças confiassem na personagem e falassem sobre as suas preocupações sobre abusos. O impacto da campanha fez com que o governo francês começasse a trabalhar em soluções para transformar os videogames em um novo espaço de identificação de crianças vítimas de violências.
O segundo lugar foi ocupado pela" Dogvertising" para a Pedigree, em criação da MediaCom Zagreb e Go2Digital Zagreb. A campanha entregou publicidade personalizada pela tecnologia DOOH baseada na detecção de cães.
Rank | Campaign Title | Brand | Agencies | Points |
#1 | Undercover Avatar | L'Enfant Bleu | Havas Sports & Entertainment Paris | 158.9 |
#2 | Dogvertising | Pedigree | MediaCom Zagreb / Go2Digital Zagreb | 133.3 |
#3 | Media That 'Eats' Pollution | Volkswagen | PHD London | 100.0 |
#4 | Animal Crossing | Ally | MediaCom New York / Anomaly New York | 90.1 |
#5 | The Unsaid | Waka Kotahi NZ Transport Agency | Clemenger BBDO Wellington / OMD Wellington / Fuse Auckland | 87.7 |
#6 | Boards of Change | City Of Chicago | FCB Chicago | 76.4 |
#7 | Ladies, Rule The Road | Can-Am | Touché! Montreal | 75.9 |
#8 | Unite Against Covid-19 | Unite Against Covid-19 | OMD Wellington | 73.9 |
#9 | The Bread Exam | Spinneys / Lebanese Breast Cancer Foundation / American University of Beirut Medical Center | McCann Paris / FP7 McCann Dubai | 71.8 |
#10 | Men+Care Commit to C.A.R.E. Now | Dove | Mindshare New York | 70.7 |
E o terceiro ficou com a mídia que 'come' poluição para a Volkswagen. Criada pela PHD, ação foi desenvolvida para divulgar o primeiro veículo totalmente elétrico da VW, o ID.3. Nela, os criativos resolveram pintar anúncios OOH usando uma exclusiva tinta purificadora de ar.
Agências
Entre as agências, a mais premiada, segundo o Warc, foi a MediaCom Nova York. Ela teve cinco campanhas bem colocadas no top 100 para Ally, Uber, Walgreens e Duracell. Mindshare Shanghai ficou no segundo lugar, com oito campanhas classificadas entre as 100 avaliadas; e PHD London ficou em terceiro lugar no pódio, com duas campanhas.
Na divisão por redes de agência, a Minshare levou a melhor, com sete unidades operacionais no top 50. A MediaCom e a PHD Worldwide ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Outra segmentação da análise da Warc, considerando holdings de comunicação, mostra que o grupo WPP manteve a liderança, seguido pelo Omnicom e o Interpublic.
Rank | Agency | Points |
#1 | MediaCom New York | 219.0 |
#2 | Mindshare Shanghai | 197.3 |
#3 | PHD London | 191.0 |
#4 | Mindshare Mumbai | 178.1 |
#5 | Havas Sports & Entertainment Paris | 158.9 |
#6 | Touché! Montreal | 156.5 |
#7 | OMD Wellington | 136.3 |
#8 | MediaCom Zagreb | 133.3 |
#9 | Mindshare Ho Chi Minh City | 129.6 |
#10 | MediaCom Connections Tel Aviv | 114.6 |
Anunciantes
A Unilever confirmou o favoritismo e conquistou o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. A gigante cervejeira AB InBev, subiu uma posição e ficou com o segundo lugar. Em terceiro, aparece o governo da Nova Zelândia, que tem se destacado constantemente no ranking da Media 100 nos últimos dois anos.
Rank | Advertiser | Points |
#1 | Unilever | 426.1 |
#2 | AB InBev | 190.9 |
#3 | Government of New Zealand | 171.0 |
#4 | L'Enfant Bleu | 158.9 |
#5 | Mars | 157.0 |
#6 | Volkswagen Group | 146.9 |
#7 | Ally | 143.2 |
#8 | BRP | 125.3 |
#9 | Yum! Brands | 122.8 |
#10 | Procter & Gamble | 121.4 |