AlmapBBDO e GUT São Paulo são os destaques brasileiros no ranking, ocupando a terceira e décima posição, respectivamente
Após divulgar as listas de agências mais criativas e mais premiadas em mídia, a Warc apresentou nesta terça-feira (25) o ranking global de eficiência no mercado publicitário. Os rankings contemplam as agências, campanhas, países, marcas e anunciantes mais eficientes de 2024.
Compilado pela Warc Creative, o levantamento analisa os resultados de premiações globais e regionais de eficácia, permitindo que profissionais de marketing comparem seu desempenho com o de seus pares.
O estudo considera os prêmios rastreados em consulta com o Warc Rankings Advisory Board e uma pesquisa global anual com especialistas do setor. A AlmapBBDO foi a agência brasileira mais bem posicionada, ocupando o terceiro lugar no ranking.
Confira os destaques do ranking
A campanha mais bem posicionada no ranking foi “ADLaM: An Alphabet to Preserve a Culture”, criada pela McCann New York para a Microsoft.
No Brasil, a GUT São Paulo foi a agência independente mais bem colocada, com a campanha “The Handshake Hunt” para o Mercado Livre garantindo a décima posição global. A ação utilizou QR codes na TV Globo durante a Black Friday, oferecendo descontos sempre que um aperto de mão aparecia na tela.
Outro case brasileiro de destaque foi “VW 70 Years Campaign”, criado pela AlmapBBDO para a Volkswagen, que ficou em 20º lugar. A campanha utilizou inteligência artificial para unir as cantoras Elis Regina e Maria Rita em uma performance conjunta, celebrando os 70 anos da montadora no Brasil.
Já a MRM São Paulo, com a campanha “Throwback Deals” para a Samsung, conquistou a 45ª posição. A ação analisou padrões de abandono de carrinho e enviou 735 mil e-mails personalizados, oferecendo produtos novos com preços promocionais de modelos anteriores.
Outros destaques nacionais foram:
59º lugar: “The Dove Code” (SOKO São Paulo/Initiative São Paulo para Dove) – Campanha que buscou redefinir os padrões de beleza na era digital, celebrando os 20 anos de legado da marca em defesa da real beleza e inclusão.
83º lugar: “5 Days? Give Me a Break” (AlmapBBDO São Paulo para O Boticário) – Iniciativa que promoveu o debate nacional sobre a importância da licença-paternidade estendida.
83º lugar: “Less Sugar and Less Marketing” (AlmapBBDO São Paulo/iProspect São Paulo para FYS, do grupo Heineken) – Campanha que brincou com a ideia de que a marca não possuía grande presença de marketing.
89º lugar: “The Bald Thru” (DAVID São Paulo para Burger King) – Ação voltada para aumentar as vendas no Drive-Thru no Brasil, associando um tipo específico de calvície à experiência no Drive-Thru.
89º lugar: “Mother’s Day: Storms Pass, Love Remains” (AlmapBBDO São Paulo para O Boticário). Retratando o período turbulento da adolescência, o filme exibe a relação de altos e baixos entre mãe e filho.
Líderes globais
A Leo India, de Mumbai, foi reconhecida como a agência criativa mais eficiente do ranking dividindo espaço com a GUT São Paulo em 10º lugar. Entre as agências de mídia, a Wavemaker Mumbai conquistou a primeira posição, enquanto a Fundamental Media Boston liderou entre as independentes.
No ranking das redes, a Ogilvy ficou no topo, seguida por McCann Worldgroup e DDB Worldwide. Já entre as holdings, a WPP manteve a liderança, com Omnicom Group e Publicis Groupe completando o pódio.
No recorte de marcas, o McDonald’s ficou em primeiro lugar, com o brasileiro O Boticário figurando na 11ª posição. A rede de fast-food também liderou entre os anunciantes, enquanto o Grupo O Boticário foi o único representante brasileiro na categoria, ocupando o 17º lugar.
Entre os países mais eficientes em publicidade, os Estados Unidos ficaram em primeiro, seguidos por Índia e Brasil.
A Warc também anunciou que, a partir de 2024, o ranking digital/especialista foi descontinuado, refletindo as mudanças na dinâmica do setor.
(Crédito: Foto de Pexels)