Pela primeira vez, em 2024, os investimentos globais com publicidade ultrapassaram 1 trilhão de dólares
A Warc apresentou a “The Future of Media 2025”, pesquisa que destaca as tendências no planejamento de mídia, investimentos em publicidade e o ecossistema da mídia.
Os últimos apontamentos da Warc mostram que os investimentos em publicidade ultrapassaram 1 trilhão de dólares pela primeira vez em 2024, e espera-se que o crescimento seja de 10,7% neste ano, totalizando 1,08 trilhões de dólares.
Além disso, os anúncios globais investiram mais que o dobro desde a última década, crescendo 2,8 vezes mais rápido que a economia global desde 2014, com mais canais de mídia disponíveis aos profissionais de mídia do que nunca.
Alguns dos principais pontos apresentados na pesquisa:
Era de abundância
A diversidade de mídias traz novas oportunidades para marcas impulsionarem o crescimento a curto e longo prazo, utilizando combinações inteligentes de diferentes canais de mídia.
À medida que investimentos migram para canais como redes sociais, influenciadores, podcasts e jogos, novas táticas para construção de marca estão emergindo. Anunciantes estão adaptando campanhas para plataformas onde a atenção é mais passageira, por isso precisam trabalhar com pequenas exposições para melhorar os resultados da marca.
Através de canais como ferramentas de busca e redes sociais, anunciantes serão obrigados a adaptar campanhas para se adequarem às preferências dos algoritmos. Isso pode significar a adoção de novos métodos e processos, ou inserção de mais confiança em sistema de IA para automatizar partes do gerenciamento de campanhas - mesmo que isso signifique sacrificar a autonomia e o controle.
Novos desafios e oportunidades na pesquisa
Neste ano, mais de 220 bilhões de dólares serão investidos globalmente em buscas genéricas, de acordo com as previsões da WARC, com o Google tomando mais de 80% do share. Entretanto, as redes sociais estão rivalizando com o Google conforme os mais jovens procuram por plataformas específicas para descobrir marcas.
O futuro da pesquisa parece estar mais em intenção do que informação, apoiado pelo uso sofisticado da IA, obrigando provedores de busca tradicionais e novos a "identificar a intenção do consumidor em níveis cada vez mais específicos."
As pesquisas embasadas em IA requerem uma reimaginação do SEO. A nova abordagem que alguns chamam de Large Language Model Optimisation (LLMO), vai requerer uma série de habilidades e processos comparados ao tradicional SEO.
Crescimento do varejo impulsiona a expansão da mídia de comércio
A mídia do varejo está expandindo, alcançando 154.8 bilhões de dólares em investimentos globais em 2024 com um crescimento esperado de 14.8% em 2025, de acordo com a WARC Media.
A mídia do comércio está se tornando a infraestrutura que sustenta todo o ecossistema digital da publicidade, oferecendo um grande potencial para a criação de marca. Muitas plataformas de mídia do varejo e comércio agora vendem espaços que permitem aos anunciantes atingir consumidores ao longo das jornadas de consumo, desde o reconhecimento até a conversão.
E como resultado disso tudo, os anunciantes já admitem se sentirem sobrecarregados com o número de opções disponíveis. Paul Stringer, editor-chefe, Research & Insights, da WARC, afirma: “Hoje, a mídia é tão vasta, tão complexa, e tão mutável, que pode ser difícil para as marcas compreenderem tudo isso. À medida que chegamos a metade da década, esse também é o momento mais animado para ser um planejador de mídias."