A partir de agora, o Waze, aplicativo grátis de trânsito e navegação social, passa a integrar o Google Mobile Service (GMS) a partir da opção de pré-instalação do aplicativo nos aparelhos móveis. Com isso, OEMs e operadoras podem pré-instalar o aplicativo no celular, para que o aplicativo venha instalado desde a fábrica.

Julie Mossler, porta-voz do Waze, explica que “o anúncio do Waze como um Google Mobile Service é o próximo passo para se transformar em uma plataforma que conecta comunidades de cidadãos com o objetivo de promover vias mais seguras. OEMs e operadoras tem agora a possibilidade de fazer com que as regiões onde atuam se transformem de uma hora para a outra em cidades conectadas”.

O programa Cidades Conectadas, do Waze, liga mais de 20 cidades, departamentos de transporte e coordenação de trânsito com os usuários do app. A partir de agora, será mais fácil expandir os dados compartilhados pelo programa, pois os consumidores poderão acessar mais facilmente o Waze, sem ter que visitar uma loja de aplicativos.

“Se uma operadora de telefonia pré-instala o Waze em seus aparelhos, uma grande quantidade de pessoas poderá ter acesso imediato às informações sobre estradas bloqueadas, intersecções de trânsito perigosas entre outras, tudo em tempo real” acrescenta Mossler. “Aqui temos uma oportunidade sem tamanho para aumentar a eficiência na conectividade das cidades e dos cidadãos.”