Pesquisa avaliou mais de 17 mil conversas de 12 mil usuários

A Brasil Game Show 2025, realizada no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de outubro, recebeu mais de 300 mil pessoas e 200 marcas. Mas algumas ausências foram sentidas, segundo a pesquisa "Social Listening - BGS 2025", realizada pela Webedia Brasil, que analisou mais de 17 mil conversas de 12 mil usuários.

O volume de interações aumentou 13% em relação à edição anterior. Esse é o terceiro ano consecutivo que a empresa monitora o evento. A metodologia utilizou desk research, imersão presencial, social listening e pesquisa qualitativa.

Marcas não endêmicas foram questionadas sobre a sua significativa presença em um evento de games, avaliado pelo público com fraca presença de jogos e lançamentos. Pichau, Redragon, Kalunga, Logitech, JBL e Xbox ficaram de fora do mapa oficial de 2025. Playstation foi bastante mencionada, mas nem sempre de forma positiva.

BGS 2025 foi realizada no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de outubro (DIvulgação)

O Meet & Greet do Kojima, as comparações com a Gamescom Latam e os brindes despertaram reações negativas. Parte do público se decepcionou com as filas e poucas marcas distribuíram itens promocionais relevantes - a maioria de bottons e adesivos. Outro ponto de atenção é que muitas marcas transfomaram estandes em lojas, sem outro tipo de experiência.

Procurada, a orgnização da BGS respondeu que não vai se posicionar.

Já Brawl Stars, Nintendo, Guenshin Impact e Pokémon ganharam comentários favoráveis, ao lado de Kojima, Playstation The Concert, encontro de comunidades, famosos - e cosplay, um dos ativos mais expressivos da feira.

A presença do produtor de jogos eletrônicos Hideo Kojima dominou as conversas nas redes, corredores e comentários. De acordo com a Webedia Brasil, porém, a falta de informações sobre o Meet & Greet do designer japonês e a incerteza sobre a participação de Kojima frustraram os fãs. Muitos não conseguiram participar, relatando falta de organização.

Estética e saúde foram assuntos de destaque. A 'gripe da BGS' dominou os comentários pós-evento, abrindo oportunidades de engajamento em meio a marcas de saúde.

O grupo de conteúdo digital francês Webedia opera as verticais Adoro Cinema (filmes), Tudo Gostoso (gastronomia), IGN Brasil (games), Babycenter (família), Minha Vida (saúde), Xataka (tecnologia), Purepeople (entertainment news) e Patas da Casa (animais de estimação). A empresa soma cerca de 110 milhões de usuários únicos por mês.