Pesquisa mostrou que a TV lidera como o canal usado de forma mais frequente para 73%
Uma pesquisa realizada pela Marco, que aponta as mudanças nos hábitos de consumo provocadas pela digitalização, revelou que o WhatsApp se aproximou da TV quando o assunto são os canais mais consumidos no país.
Segundo os dados, a TV lidera como o canal usado de forma mais frequente (73%), enquanto o WhatsApp registrou 72% dos apontamentos. Nesse quesito, o aplicativo ficou acima do Instagram (68%) e de canais tradicionais como jornais online (61%), rádio (44%) e jornais impressos (15%).
Fora da região Sudeste, considerando as médias das outras regiões brasileiras, o estudo apontou que o WhatsApp concentra 75% das notas máximas em frequência de uso, enquanto o Instagram possui 69%. Nesse recorte geográfico, ambos já ultrapassaram a TV (com 67%). No Sudeste, o canal continua sendo o mais utilizado, com 78% contra 69% do Whatsapp.
No contexto geral do país, Instagram (68%), Facebook (59%) e outras redes sociais (51%) também mostraram força entre os canais consumidos de forma mais frequente pelos brasileiros, como apontou o levantamento.
Os podcasts, que vêm cada dia ganhando mais destaque, concentram 42% das maiores notas em frequência de uso no Brasil. Cerca de 70,26% dos entrevistados afirmaram que ouvem podcasts.