Com treinamentos e uso de ferramentas, agência estrutura seus sets para reduzir impacto ambiental em campanhas

A WMcCann passa a contar com especialistas em sustentabilidade em todos os seus sets de filmagem. A medida faz parte do plano de ação da companhia voltado à redução de impacto ambiental e à promoção de boas práticas em toda a cadeia de produção.

Ainda neste mês, o Conar anunciou um novo grupo de trabalho para coibir apelos sustentáveis vazios na publicidade brasileira.

Os profissionais formados pela agência participam de treinamentos contínuos e são preparados para implementar estratégias sustentáveis em todas as etapas da produção, da pré-produção à desmontagem. Isso inclui desde a escolha de materiais biodegradáveis até o uso de energia limpa e a diminuição de deslocamentos com veículos movidos a combustíveis fósseis.

Bianca Repsold, diretora de produção, e Luiza Portella, diretora de estratégia e responsável pelas ações de sustentabilidade da WMcCANN (Divulgação)

“A presença de um líder de sustentabilidade em cada filmagem garante que boas práticas sejam efetivamente aplicadas, da pré-produção à desmontagem”, destaca Bianca Repsold, diretora de produção da WMcCann .

Entre as ferramentas adotadas pela agência está a calculadora de carbono AdGreen, uma plataforma global utilizada por outras empresas do McCann Worldgroup. A solução permite mensurar a pegada de carbono de cada produção e embasar decisões com dados, inclusive no que diz respeito a ações de compensação e mitigação.

Além disso, a WMcCann é signatária do Pacto Global da ONU e do AdNet Zero, reforçando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a meta de redução de emissões até 2030. A agência conta com um comitê interno dedicado ao tema, responsável por metas e projetos contínuos.

“Essa iniciativa está alinhada à estratégia global do McCann Worldgroup de capacitar os profissionais a desenvolverem uma comunicação mais consciente e responsável”, afirma Luiza Portella, diretora de estratégia e responsável pela implementação das ações de sustentabilidade na agência.

Segundo ela, o time da WMcCann tem passado por uma série de treinamentos. “Em 2024, já passamos por um módulo sobre práticas anti-greenwashing e, no primeiro semestre de 2025, realizamos o de produção sustentável. Ainda este ano, teremos um novo treinamento focado no impacto do uso da inteligência artificial na sustentabilidade e em como podemos adotar a tecnologia de forma mais consciente”, finaliza.