Grupo se mantém como o de maior receita, mas cresceu menos que os concorrentes no primeiro trimestre

 

O WPP apresentou nesta sexta-feira (25) seu balanço referente ao primeiro trimestre de 2014. O grupo, ainda considerado o maior do mercado de comunicação – ao menos até o fim do processo de união entre Omnicom e Publicis, segundo e terceiro maiores conglomerados, respectivamente –, teve um aumento de 1,5% em sua receita se comparada ao mesmo período do ano anterior, chegando ao montante de ₤ 2,57 bilhões – o equivalente a US$ 4,257 bi.

Apesar de manter-se como a empresa de maior receita, o WPP foi, entre os quatro maiores grupos do mercado, o de menor crescimento. O Omnicom anunciou receita de US$ 3,398 bilhões, sendo 3% maior que a do primeiro trimestre de 2013. Já o Publicis avançou 2,2%, chegando a US$ 1,597 bi. Com isso, o Interpublic, holding que mais cresceu no período, passa o conglomerado francês considerando-se os três primeiros meses deste ano, chegando ao montante de US$ 1,64 bi – um avanço de 6,6%. Havas e Dentsu Aegis ainda não divulgaram seus balanços financeiros.

A região de maior crescimento do WPP no período foi o Reino Unido, origem da empresa. Sua receita no mercado britânico subiu 12%, representando 13,9% do total. A América do Norte ainda é a maior fonte de faturamento do grupo, correspondendo a 35,6% do bolo, e cresceu 3,4% no primeiro trimestre. O mercado do oeste europeu – além do Reino Unido – manteve-se rigorosamente estável, enquanto o resto do mundo – Ásia Pacífico, América Latina, África, Oriente Médio e Leste Europeu, somados, tiveram redução de 4,1% na receita – que corresponde a 27,5% do volume total.

O principal negócio do WPP continua sendo o de publicidade e compra de mídia: 42,4% do total, tendo crescido 5,5% neste primeiro trimestre. Em sequência aparece o de branding, healthcare e comunicação especializada, com 27,4% de participação e crescimento de 1,8% no período em receita. As outras duas divisões da holding apresentaram queda em receita: a de investimento e gerenciamento de dados, que corresponde a 22% do total, apresentou redução de 3.8% em valores. Já a de relações públicas, referente a 8,2% da receita do WPP, teve baixa de 4,1% nos vencimentos.

Vale lembrar que o WPP vem batendo recordes anuais de receita nos últimos três anos consecutivamente. Em 2011, a holding ultrapassou pela primeira vez em sua história a marca de ₤ 10 bilhões. Em 2013, foi a vez da marca de ₤ 11 bi ser batida – o que correspondeu a cerca de US$ 18,5 bilhões. Entre as empresas sob o guarda-chuva do WPP estão algumas das principais redes globais de agência, com destaque para Y&R, Ogilvy, JWT e Grey – todas presentes no Brasil.